Noticias

VACINAÇÃO

Estudo da vacina Covaxin vai recrutar voluntários brasileiros em junho

Redação Portal de Franca
17/05/2021 09:30

Recrutamento dos voluntários para os testes clínicos da vacina Covaxin no Brasil deve começar no próximo mês. A previsão é que quatro mil e 500 pessoas participem do estudo, que será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia.

Autorizados pela Anvisa, os testes ainda dependem da aprovação da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa para serem iniciados. Para participar é preciso ter 18 anos de idade ou mais, não ter sido infectado pela Covid-19 ou morado com alguém que estava com a doença.

Os interessados devem ir aos centros de pesquisa assinar os termos de consentimento, sendo que voluntárias mulheres vão passar por teste de gravidez.

Os voluntários serão acompanhados por doze meses e, nesse período, metade receberá duas doses da vacina e a outra um placebo. O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, vai coordenar os testes em todo o País. Esta é a última fase dos estudos da Covaxin.

Os testes preliminares, divulgados pela fabricante Bharat Biotech e pelo Conselho de Pesquisa Médica da Índia indicam que a vacina oferece 78 por cento de proteção em casos assintomáticos e 100 por cento nos graves. 

Foto: Reprodução