Noticias

DOAÇÕES

Faesp/Senar-SP promove programa de alimentação para pessoas vulneráveis

Redação Portal de Franca
17/05/2021 09:38

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, os produtores rurais brasileiros, em especial os paulistas, continuaram atuando para manter o abastecimento e alimentação de milhões de pessoas. Com o avanço da doença, que está gerando perversos impactos à população, como fome e desemprego, mais uma vez os agropecuaristas estão se unindo para ajudar quem mais precisa.

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP está mobilizando produtores e sindicatos rurais na Campanha AlimentAÇÃO. Seu propósito é criar uma rede de apoio a quem mais precisa, ao mesmo tempo em que auxilia os produtores rurais que sofreram impactos com a pandemia. Essa rede conta, também, com o apoio de outras entidades, como o Sebrae-SP.

"O homem do campo nunca parou de trabalhar e de produzir, pois sempre teve a consciência de quanto sua atividade é essencial", comenta Fábio Meirelles, presidente da Faesp.

"Só que, como temos visto, a situação continua grave. Além das inestimáveis vidas perdidas, há muitas pessoas passando fome e produtores rurais enfrentando dificuldades financeiras, uma vez que não conseguem escoar seus produtos, por conta do fechamento de estabelecimentos. Era preciso agirmos", enfatiza Meirelles.

Por meio da Campanha AlimentAÇÃO, doadores "compram" a produção de agropecuaristas, que repassarão esses itens para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Os sindicatos rurais do Estado de São Paulo farão a ponte com os produtores rurais cadastrados, centralizarão as doações e coordenarão com entidades de apoio os processos de doação. Além de alimentos, os interessados em ajudar também poderão doar cestas básicas e materiais de higiene pessoal.

Paralelamente, o Sistema Faesp/Senar-SP, utilizando sua rede de instrutores e de ensino, realiza campanhas auxiliares, com foco em alimentação saudável, contra o desperdício de alimentos e reaproveitamento de alimentos. "Temos plenas condições de produzir alimentos para todos, mesmo nas situações mais complexas, mas também precisamos conscientizar as pessoas do que cada um pode fazer por si e pelos outros", comenta o presidente da Faesp.

Como doar

As pessoas interessadas em apoiar a Campanha AlimentAÇÃO podem contatar o Sistema FAESP/SENAR-SP, através do WhatsApp (11) 94710-8788 ou pelo e-mail: adminmail@faespsenar.com.br, que os técnicos poderão auxiliar com mais informações e contato com os sindicatos rurais e produtores rurais.

Foto: Reprodução