Noticias

APOIO

Em novo formato, Centro Pop é incluído no Programa Dignidade

Redação Portal de Franca
20/05/2021 08:33
A Prefeitura anunciou na quarta-feira (19) o início das atividades do Programa Dignidade destinado às pessoas em situação de rua na cidade. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Ação Social contempla três frentes de atendimento, sendo o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Serviço Especializado de Abordagem Social e o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua.
 
Entraram em operação a partir de ontem, dois atendimentos sendo o Serviço Especializado de Abordagem Social que faz a identificação das pessoas em situação de rua, possibilitando atenção especializada a esse segmento iniciada no próprio contexto da rua, viabilizando intervenções voltadas ao atendimento de necessidades mais imediatas e à vinculação gradativa aos serviços da rede de proteção socioassistencial e intersetorial.
 
A equipe é composta por educadores e assistentes sociais que têm a função de abordar esses munícipes para a oferta dos serviços prestados. Após a abordagem as pessoas são encaminhadas para o Espaço Dignidade, que é uma unidade para o convívio e desenvolvimento de relações de solidariedade e respeito, especializados para estimular a autonomia e reinserção dos participantes para o convívio social.
 
No Espaço Dignidade, além da alimentação, os participantes recebem atendimento com assistentes sociais e psicólogos, participam das atividades de higienização física e de roupas, oficinas de artesanato, preparação para a inserção no mercado de trabalho e elaboração de currículos, emissão de documentos, dentre outros. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
 
Já o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua - Pernoite tem previsão de início das atividades para o começo de junho, no Espaço Dignidade.
 
Segundo a Secretaria de Ação Social, os Serviços de Abordagem Social e o de Acolhimento Institucional são executados em parceria com organizações da socidedade civil, que foram classificadas após a análise de projetos apresentados, por meio de chamamentos públicos.
 
"É um problema que precisa da atenção de todos nós, para que as pessoas não sofram e possam receber cuidados com dignidade, podendo ser reinseridas no convívio da sociedade e terem uma nova oportunidade de mudar de vida",  disse o prefeito Alexandre Ferreira.
 
O Serviço de Abordagem Social conta com o telefone 99965-6571 para informações relacionadas aos moradores em situação de rua.
 
Foto: Reprodução