Noticias

VIOLÊNCIA

Governo cria programa com cartilha contra a violência infantil

Redação Portal de Franca
20/05/2021 09:08

Violência e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ter ações mais efetivas no combate aos crimes contra menores com programa lançado pelo governo na terça-feira (18).

A iniciativa é parte do alerta promovido pelo Maio Laranja, mês de conscientização sobre o problema. O programa tem objetivo de unir esforços entre diversos setores do sistema de proteção, como a sociedade, conselhos tutelares, delegacias e juizados especializados.

As ações serão coordenadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e devem desenvolver ações por meio de formação continuada de operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência.

Também devem ser realizadas campanhas periódicas para sensibilizar e conscientizar a sociedade.

Um grupo de monitoramento deverá acompanhar os trabalhos do programa, com representantes da Justiça, Educação, Cidadania, Saúde, Turismo e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Uma cartilha online tem informações sobre como identificar e denunciar a violência e exploração de crianças e adolescentes. O documento pode ser acessado pelo portal.

O Disque 100 recebe as denúncias, que podem ser anônimas.

Foto: Reprodução