Noticias

COVID-19

Estado ajudará Prefeitura a abrir hospital de campanha em Franca

Redação Portal de Franca
20/05/2021 10:15

A deputada Delegada Graciela e o delegado Davi, suplente de deputado federal, se reuniram ontem à tarde com o coordenador estadual de Saúde, Osmar Mikio. Graciela apresentou a situação caótica em Franca, onde mais de 60 pessoas estão no Pronto-Socorro aguardando uma vaga em ambiente hospitalar, e cobrou providências.

Osmar Mikio explicou que é muito difícil abrir leitos de UTI por causa da falta de estrutura dos hospitais da região. Seria necessário fazer intervenções físicas nos hospitais, comprar equipamentos e contratar profissionais. Não há médicos intensivistas.

O diretor, no entanto, garantiu que o Estado está à disposição da Prefeitura para ajudar abrir um hospital de campanha em Franca com leitos de enfermaria.

“Fazemos o compromisso de pagar R$ 300 por dia por leito, ou seja, se forem abertos 30 leitos, o governo vai pagar R$ 270 mil por mês”, afirmou Osmar Mikio.

A Prefeitura, por sua vez, terá que disponibilizar um espaço adequado, que atenda às exigências do Ministério da Saúde, para a instalação de hospitais de campanha. Sobre a possibilidade de o prédio do IMA receber esta estrutura, Osmar Mikio disse que o Estado não pode interferir em imóvel particular, como é o caso, devendo o município se responsabilizar para apresentar o local.

“A abertura de um hospital de campanha vai desafogar o atendimento no pronto-socorro, onde vítimas da Covid já morreram enquanto aguardavam vagas em hospitais. O hospital é essencial para ajudar a salvar vidas”, disse Graciela.

A deputada está lutando para ajudar a melhorar a capacidade hospitalar da região para atender os pacientes vítimas de covid e pediu a colaboração da população para ajudar a reduzir a circulação do vírus.

“É preciso que todos façam a sua parte: evitem aglomerações, usem máscara e higienize sempre as mãos com álcool gel. Juntos, vamos vencer a Covid”.

Foto: Reprodução