Noticias

LOCKDOWN

Patrulha Covid fecha 5 estabelecimentos por descumprimento ao lockdown

Redação Portal de Franca
28/05/2021 10:07

Com o início do período de lockdown, as equipes da Patrulha Covid intensificaram as operações de fiscalização para o cumprimento das medidas regulamentadas pelo decreto municipal, que objetivam prevenir a mobilidade de pessoas visando conter o aumento da taxa de transmissão da Covid-19, na cidade.

O trabalho teve início às 7h e até meia noite, com as equipes divididas em três turnos e apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, efetuando rondas pela cidade, visando a averiguação das denúncias recebidas pelo Covizap.

De acordo com os dados apresentados pela Vigilância, somente no turno da manhã foram emitidos 5 autos de infração com interdição para duas indústrias de calçados, uma construtora, uma academia e um centro automotivo. Além de 9 notificações e orientações, para cinco agências bancárias, banca de pesponto, supermercado, pet shop e drogaria, além da averiguação de 3 denúncias sem irregularidades em duas fábricas e uma loja para componentes de carros.

“Estamos trabalhando de forma árdua e intensa para atender a demanda de denúncias e reclamações recebidas pelo Covizap. Só para se ter uma ideia, por volta das 15h de quinta-feira, registramos 1.500 mensagens pelo Covizap”, informou Mariela Fonseca, responsável pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental.

Ela reforçou que as penalidades estão sendo intensificadas para a população que está em desacordo com as medidas de lockdown, considerando a gravidade da situação epidemiológica da pandemia na cidade. 

“Estamos enfrentando um momento bastante delicado da doença e muitas pessoas ainda não se conscientizaram ou não acreditam nesta situação. Precisamos do apoio e da colaboração de todos para juntos vencermos essa pandemia”, declarou.

A legislação municipal prevê que em caso de desobediência do decreto e dos protocolos sanitários, os infratores poderão responder por crimes contra a saúde e administração pública, em geral, multas que podem chegar a R$ 290 mil, apreensões de equipamentos, interdições de estabelecimentos e processos administrativos, que dependendo da gravidade, poderão culminar até em reclusão, tendo em vista que serão encaminhados ao Ministério Público para apuração.

"Contamos com o apoio efetivo da população para que cumpra as medidas adotadas pela Prefeitura, visando garantir a segurança e a saúde de todos, neste momento tão difícil. Mas, infelizmente, quem estiver em desacordo e desrespeitar as ações, terá que arcar com os seus atos", garantiu. 

As denúncias e reclamações poderão ser feitas pelo canal Covizap  - 99917-2802.  

Foto: Reprodução