Noticias

DÍVIDAS

Mais de 1,5 milhão de pessoas se tornaram inadimplentes em 2021

Redação Portal de Franca
28/05/2021 11:11

O total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em abril de 2021, uma alta de 0,7% com relação ao mês anterior. 2021 já acumula 1,6 milhão de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e acabaram sendo negativadas, sendo que este é o terceiro aumento do índice no ano.

O total de devedores em abril/21 ainda é o maior desde agosto/20, com 39,5% da população adulta nesta situação. No comparativo com abril/20, quando houve o recorde da série histórica de inadimplentes, houve queda de 4,4%.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que a redução do auxílio dado pelo governo e o alto número de desempregados são alguns dos fatores que contribuem para essa tendência de alta, que deve continuar nos próximos meses.

“Além desses pontos, os aumentos das taxas de juros e da inflação comprometeram a renda da população. As pessoas tiveram que priorizar os pagamentos, o que acabou deixando pendências pelo caminho”, comenta.

Os setores que apresentaram maior crescimento no acumulado de dívidas são o de Utilities (água, luz e gás) e financeiro, junção de bancos e cartões com as financeiras. Estas, inclusive, foram as que mais cresceram entre março e abril deste ano – 0,7 ponto percentual.

Foto: Reprodução