Noticias

SAÚDE

Purple Day: evento que conscientiza sobre epilepsia acontece na região

Redação Portal de Franca
03/03/2020 19:00

Um dos diagnósticos mais frequentes no mundo todo, como a epilepsia, também é um dos maiores tabus entre as pessoas que não convivem com a doença. Faça um exercício: se alguém do seu lado tiver uma crise convulsiva, você sabe o que fazer para ajudar?

Se sua resposta for sim, você faz parte de uma minoria que entende, compreende e sabe exatamente o que fazer neste cenário. Melhor ainda é se você me disser que sabe quais são os mitos desta assistência, como o tão falado “segurar a língua” para que a pessoa não sufoque durante a crise. Ao mesmo tempo que temos muita informação errada sobre a doença, temos também quase 50 milhões de pessoas no mundo com epilepsia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

E mais, ainda segundo a OMS, em países de baixa renda, 75% das pessoas que vivem com epilepsia não recebem tratamento adequado. Os números são gigantes para uma doença que poucos sabem a respeito, não acha?! E como seres humanos, quando não temos informação, automaticamente criamos maneiras de “pré-julgar”. O preconceito reina diariamente na vida das pessoas que têm epilepsia e suas famílias.

Daí a importância de um evento de conscientização: assim surgiu, em 2008, o Purple Day! Um dos maiores movimentos de conscientização da epilepsia no Brasil e no mundo, idealizado por Cassidy Megan, uma adolescente canadense com epilepsia. Neste período, as pessoas são convidadas a usar roxo em um dia de acolhimento e apoio à conscientização da doença.

Este é o segundo ano da ação em Ribeirão Preto. O evento é conduzido pela Organização Purple Day 2020, composta por uma equipe de especialistas clínicos e mães de filhos com epilepsia, apoiado pela Associação Brasileira de Epilepsia de São Paulo, capital.  Neste ano, o Puple Day Ribeirão Preto acontece no dia 29 de março, das 9h às 14h, no Parque Dr. Luis Carlos Raya.

Durante o evento teremos atividades culturais e recreativas, caminhada solidária organizada pela Academia Universal, participação dos músicos da ECA USP, palhaços e, claro, muita informação com profissionais de saúde e neurologistas renomados em Ribeirão Preto e região. Incentivaremos todos a usarem roxo, a cor que representa a epilepsia e distribuiremos camisetas do Purple Day durante o evento.

Temos muito a dizer, muitos preconceitos para quebrar e muito amor para compartilhar!

Serviço:

Purple Day Ribeirão Preto 2020
Dia: 29/3
Hora: das 9h às 14h
Para garantir a camiseta no dia do evento se inscreva pelo: purpledayribeiraopretobrasil@gmail.com
Informações: (16) 98812-5307
Responsável médica: Dra. Ana Paula Pinheiro Martins (CRM 108.514)