Noticias

VACINAS

Franca solicita 389 mil doses da vacina da Pfizer para o Estado

Redação Portal de Franca
31/05/2021 20:32

Franca apresentou um Projeto de Viabilização para Imunização contra a Covid-19, junto ao Governo do Estado, no final da semana passado, solicitando o recebimento de mais de 389 mil doses da vacina BioNTech Pfizer para a vacinação das pessoas, com mais de 18 anos e que não foram vacinadas na cidade.

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira essa quantidade seria suficiente para imunizar com a primeira e segunda doses, com o intervalo de 12 semanas preconizado pelo Ministério da Saúde, todas as pessoas com mais de 18 anos e que não receberam o imunizante.

Ferreira destacou também que para pleitear as doses desta vacina, que exige requisitos especiais de armazenamento, a cidade se preparou e está com a estrutura pronta tanto para a manutenção adequada, quanto para a logística de distribuição do medicamento, não só para atender a cidade, mas também todos os municípios da região e não somente as capitais, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização.

“Fizemos a nossa parte. Estruturamos o local para o armazenamento e estamos prontos para receber não só as vacinas para Franca, mas se o Estado quiser para toda a região. Para que a gente possa distribuir para os municípios vizinhos”, declarou o prefeito.  

O chefe do Executivo informou ainda que o principal objetivo desta solicitação ao Governo Estadual é agilizar o processo de imunização contra a Covi-19 para as pessoas e garantiu que não abre mão de continuar recebendo novos lotes das vacinas Coronavac e Astrazeneca disponibilizados para a cidade.

“Nós estamos pleiteando mais Coronavac, Astrazeneca e também as vacinas da Pfizer, para que a gente possa vacinar a cidade inteira, de modo a desafogar o sistema de saúde público e privado, permitindo a retomada da economia da cidade de maneira segura. A intenção é agilizar a imunização e não simplesmente manter como está”, comentou Alexandre Ferreira.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram aplicadas até a última sexta-feira, 125.975 doses, entre a primeira e a segunda aplicações da vacina, atendendo profissionais de saúde, educação, segurança, idosos com idade a partir de 60 anos ou mais, pessoas que apresentam comorbidades, com 42 anos ou mais, deficientes, gestantes e puérperas, com comorbidades a partir de 18 anos, idosos e deficientes residentes em instituições de longa permanência, dentre outros.

Foto: Reprodução