Noticias

VACINAS

OMS aprova uso emergencial da CoronaVac

Redação Portal de Franca
02/06/2021 10:53

Vacina chinesa produzida pelo Instituto Butantan poderá entrar no consórcio da Organização Mundial da Saúde para distribuição mundial. A CoronaVac teve o uso emergencial aprovado pela OMS na terça-feira e passa a fazer parte do consórcio Covax.

A autorização também abre caminho para que o imunizante tenha reconhecimento da União Europeia e a permissão para ingresso de turistas brasileiros vacinados nos países do bloco.

As normas sanitárias dos europeus liberam da quarentena e dos testes para detecção do coronavírus pessoas que foram imunizadas com vacinas aprovadas pela OMS. O reconhecimento pela OMS comprova qualidade, segurança e eficácia da vacina.

A recomendação do organismo internacional é para uso da CoronaVac em adultos a partir de 18 anos, com duas doses em intervalo de duas a quatro semanas.

A OMS aprovou estudos que atestam que a vacina previne doença sintomática em 51% das pessoas imunizadas e 100% de proteção contra a forma grave da Covid-19 e hospitalização.

A fórmula desenvolvida pelo laboratório Sinovac utiliza vírus morto, o que torna o armazenamento do produto simples, mais adequado para países com menos recursos.

Já estão autorizadas pela OMS para o consórcio Covax Facility as vacinas Pfizer-BioNTech, AstraZeneca, Janssen, Moderna e Sinopharm.

Foto: Reprodução