Noticias

PROJETOS

SP lança programa de geração de renda para a população mais vulnerável

Redação Portal de Franca
03/06/2021 08:35
O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, lançou o programa ImpulsionaSP, que visa promover a inclusão produtiva urbana e rural, através da geração de renda, empreendedorismo e autonomia da população em situação pobreza e extrema pobreza no Estado.

"O nosso compromisso é também promover políticas públicas de combate à miséria, à fome, ao desemprego e às desigualdades sociais. O ImpulsionaSP representa um programa inovador que vem agregar nesse sentido", destacou o Governador de SP, João Doria.

"A pandemia da Covid-19 trouxe algumas limitações, mas, ao mesmo tempo, nos deu o desafio necessário para implementarmos soluções inovadoras e efetivas garantindo a inclusão social e produtiva da população mais fragilizada", comenta Célia Parnes, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social.

O novo programa contribui para a inserção no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo e de empreendimentos da Economia Solidária, visando a autonomia financeira dos trabalhadores. A iniciativa será realizada em parceria com a SEBRAE-SP e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para ações de orientação, capacitação profissional, indicações para obtenção de microcrédito, vagas de estágio, intermediação de mão de obra, acompanhamento e monitoramento.

"Apoiar na geração de emprego e empreendedorismo é o nosso grande propósito. Não há melhor forma de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, do que preparar a nossa população, devolver o direito de sonhar e transformar em realidade", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

"Queremos potencializar a utilização de recursos locais para promover a inclusão produtiva. Vamos capacitar técnicos da assistência social e outros atores locais para que sejam os articuladores de estratégias colaborativas de inclusão. Assim, oferecemos oportunidades de geração de trabalho e renda para aqueles que mais precisam", afirma Wilson Poit, Diretor Superintendente do Sebrae-SP.

ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL

O ImpulsionaSP é produto do trabalho integrado das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, com toda a articulação feita pelos gestores e técnicos da assistência social, do desenvolvimento econômico, do trabalho e emprego, conselheiros municipais e estaduais da assistência social, além de integrantes associações e consórcios intermunicipais, no âmbito dos 645 municípios.

GOVERNO DE SP PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O projeto está diretamente ligado aos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS), dialogando diretamente com a Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente com os ODS 1(Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, ODS 8 (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos) e ODS 10 (Redução das desigualdades dentro dos países e entre eles).
 
Foto: Reprodução