Noticias

COVID-19

Novos 21 leitos e reabilitação pós-covid serão votados na Câmara

Redação Portal de Franca
03/06/2021 09:19

A Câmara Municipal de Franca realiza a sua 23ª Sessão Ordinária na próxima terça-feira, 08. A reunião começa às 9h com o Expediente (leitura de documentos e uso da Tribuna) e as proposituras são votadas a partir das 14h, durante a Ordem do Dia.

Na pauta, está o Projeto de Lei nº 75/2021, de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Marcelo Tidy (DEM), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e do presidente da Casa de Leis, Claudinei da Rocha (MDB). A matéria institui o Programa de Reabilitação Covid-19 no município de Franca.

O objetivo do Programa é auxiliar na reabilitação das pessoas infectadas pelo coronavírus, especialmente daquelas que saíram da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ainda precisam de orientação e cuidados especiais, tendo em vista sequelas advindas da doença. O acompanhamento poderá ser realizado online ou a distância, disponibilizando informações sobre os cuidados pessoais que possam ser observados a partir do domicílio do paciente. Donizete complementou:

“Geralmente, quando a pessoa é acometida pela covid, ela fica com muitas sequelas, como diabetes e problemas neurológicos e cardiológicos. Então, ela precisará de um acompanhamento após a sua contaminação. Esse projeto prevê uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio da qual poderemos receber doações de equipamentos de reabilitação, como andadores, exercitadores de pernas e braços, incentivadores respiratórios e válvulas de fonação”.

Também será apreciado pelo Plenário uma Moção de Apoio. Devido a Franca se encontrar em período de lockdown, a 23ª Sessão Ordinária acontecerá de maneira remota (veja mais aqui).

Quem quiser poderá acompanhar a transmissão da reunião ao vivo pelo canal aberto digital 6.3, Facebook e Youtube. A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.

Leitos

Também há uma grande expectativa para a votação de um projeto do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza o Poder Executivo a custear o funcionamento de 21 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Franca.

O chefe do Poder Executivo anunciou ontem, 01º, que a propositura seria analisada já na sessão da semana que vem; contudo, até a tarde de hoje, 02, ela ainda não havia sido protocolada na Câmara. Após chegar à sede do Legislativo, a matéria ainda terá que ser avaliada pelas comissões permanentes internas antes de ir a Plenário.

Das 21 vagas de UTI/SUS propostas, 16 serão instaladas no Hospital do Coração, e as cinco restantes, no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Segundo Alexandre, o projeto visa a agilizar a instalação dos leitos até que o governo estadual encaminhe os recursos para financiá-los.

Foto: Reprodução