Noticias

ALIMENTOS

Governo avalia flexibilizar validade de alimentos em aceno a supermercados

Redação Portal de Franca
18/06/2021 09:35

Governo estuda pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para rever regra que trata da validade dos alimentos. A ideia é flexibilizar medidas que permitam a venda a preço de custou ou doação dos produtos a partir de uma data próxima do vencimento.

Um grupo de estudo vinculado ao Ministério da Agricultura tem 15 dias, a partir da quinta-feira, para analisar as formas de viabilizar a proposta. Uma das ações é mudar o referencial de validade dos produtos.

Como o modelo best before, em tradução livre: consumir antes - utilizado em outros países. O alimento pode perder o frescor e os nutrientes, mas continua apto para ser ingerido sem risco.

No Brasil, a regra considera a validade indicada como data limite para consumo seguro. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a pasta estará nas discussões. Sugeriu que restaurantes e famílias possam doar as sobras de alimentos a pessoas vulneráveis.

E pretende associar o projeto de combate ao desperdício ao anúncio das reformas do Bolsa Família. Vale lembrar que em junho do ano passado, foi sancionada lei que permite a doação de alimentos direta ou por meio de intermediários, por restaurantes, hospitais e outras entidades que preparem refeições.

Uma outra lei, de 1990, estabelece pena até com prisão a quem entregar matéria-prima ou mercadorias impróprias para consumo.

Foto: Reprodução