Noticias

COVID-19

Secretaria de Saúde faz mutirão para segunda dose contra Covid-19

Redação Portal de Franca
26/06/2021 07:53

A Secretaria de Saúde programou para este sábado, 26, o atendimento, exclusivo, para as pessoas com idade de 60 anos ou mais, que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para a segunda dose da vacina Coronavac. 

Estarão disponíveis 4 postos para a imunização sendo: 3 UBS do Ângela Rosa, Paulista e Luíza, além do Internacional Esporte Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação, das 07h às 13h, mediante a distribuição de senhas e disponibilidade de doses.

A secretaria orienta que, antes de comparecer aos locais de atendimento, os interessados observem a data marcada para o recebimento da segunda dose do imunizante, que apresenta um intervalo de 28 dias entre as vacinas. Caso, esteja no dia correto ou mesmo que a data tenha sido ultrapassada é importante que a pessoa compareça em um dos locais, levando o cartão que comprove a primeira dose e o CPF.

Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que a estimativa é vacinar cerca de 1.200 pessoas, que deixaram de comparecer aos postos para o recebimento da segunda dose. Segundo ele, o atendimento deste sábado será direcionado, exclusivamente, para essas pessoas que precisam completar o esquema vacinal.

A Vigilância Epidemiológica informou que as vacinas Coronavac e Astrazeneca estão sendo disponibilizadas nas unidades, em dias alternados, de modo a atender a todas as pessoas dos públicos alvos, que ainda não receberam a vacina. 

De acordo com o Ministério da Saúde, quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito ao vírus, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. A orientação é para que as pessoas recebam a segunda dose da vacina Covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, visando assegurar a proteção adequada contra a doença. 

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, até a última quinta-feira, 24, foram aplicadas 174.904 doses, sendo 133.361 da primeira vacina e 41.534 para a segunda dose, em Franca, atendendo a profissionais de saúde, educação, segurança, pessoas a partir de 46 anos ou mais, pessoas que apresentam comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas, com e sem comorbidades a partir de 18 anos, idosos e deficientes residentes em instituições de longa permanência, dentre outros.

Foto: Reprodução