Noticias

IRREGULARIDADES

Ação Social investiga denúncias de trabalho infantil em Franca

Redação Portal de Franca
30/06/2021 08:40
O Prefeito Alexandre Ferreira acompanhado pela secretária de Ação Social Gislaine Liporoni, Ana Paula Marafiga diretora de Proteção Social Básica e representantes dos dois Conselhos Tutelares da cidade, esteve no último sábado (26) no cruzamento das avenidas Major Nicácio e Presidente Vargas, onde constatou uma situação perigosa e preocupante.
 
A presença de um grupo de 12 crianças e adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, em situação de trabalho infantil, vendendo balas e limpando os vidros de veículos, durante o fechamento dos semáforos no local.  Durante a abordagem feita a esses meninos, as equipes buscaram informações sobre os motivos que os levaram até àquela situação, dificuldades vivenciadas e o que pretendiam. 
 
Gislaine Liporoni, explicou que algumas crianças e adolescentes disseram que devido ao fato de não estarem frequentando às aulas em escolas, devido à pandemia, suas famílias estavam enfrentando dificuldades financeiras e por isso estavam desenvolvendo aquele trabalho. Segundo a secretária, um menino de 11 anos, em poucas horas, arrecadou a quantia de R$ 80 com a venda de balas. 
 
Na manhã de segunda-feira, no mesmo local ocorreu um encontro agendado com eles e a equipe do Serviço de Abordagem Social, composta por assistente social, psicólogos e orientadores sociais, responsável pelo atendimento a moradores em situação de rua, incluindo crianças e adolescentes. 
 
Durante a conversa com esse grupo foi possível identificar que a maioria deles é residente na Região Oeste, as principais necessidades e demandas deles são de origem material e a ausência de alguns serviços próximos a suas residências. Foram colhidas informações sobre os responsáveis, endereços e contatos. 
 
A partir desta abordagem, a Secretaria de Ação Social continuará fazendo o acompanhamento diário dessas crianças e adolescentes e está organizando uma reunião para os próximos dias com representantes do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Centro e Moema, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e de Assistência Social.
 
Foto: Reprodução