Noticias

VACINA

Nova vacina contra AIDS está sendo testada no Brasil

Redação Portal de Franca
15/07/2021 10:24

Vacina contra o vírus HIV é testada em 6 mil voluntários. Todos os participantes são pessoas soronegativas, que possuem um risco aumentado de exposição à infecção.

O estudo é conduzido no Brasil e em países da América Latina, América do Norte, Europa e África. Os cientistas afirmam que essa é pesquisa mais promissora em 40 anos, na busca por um imunizante que proteja contra a Aids.

Os testes estão na fase três, em que é verificada a eficácia em larga escala. O estudo já passou pelas fases um e dois, com um número menor de voluntários, para determinar a segurança do produto e a dose adequada.

O infectologista Ricardo Vasconcelos, do Hospital das Clínicas em São Paulo, que coordena a fase três, diz que os efeitos colaterais verificados foram dor local, febre de um dia e dor de cabeça.

Em uma fase anterior, com a participação de macacos, o imunizante apresentou 67% de proteção contra o vírus HIV. Até hoje, o resultado mais promissor no mundo tinha sido de 30% e a pesquisa foi deixada de lado.

Foto: Reprodução