Noticias

CULTURA

Museu Casa de Portinari promove amanhã o evento 'Férias no Museu'

Redação Portal de Franca
16/07/2021 09:39

Mais uma semana de atividades on-line pelo site e redes sociais do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A programação conta com poemas, oficina cultural, intervenções e curiosidades do acervo.

O fim de semana começa com muita diversão para as crianças. No sábado (17), o Férias no Museu – Edição Virtual – apresenta a “Oficina de Bola” com papel cartão, fácil de fazer e com materiais acessíveis. O tema futebol sempre esteve presente na obra de Portinari. Às 10h.

Além disso, o sábado contará, inclusive, com as Oficinas Andantes que, devido à pandemia, migraram para o ambiente virtual nas mídias sociais. Através dos stories do Instagram do Museu Casa de Portinari, às 17h, será possível acompanhar a atividade.

A ação faz parte do Projeto Árvores, proposto pelo artista plástico Jonathas Levy Miguel, que propõe intervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski. 

Já o domingo (18) apresentará o Acervo em Segundos, com curiosidades sobre o museu e toda sua coleção. Essa edição mostrará a obra “Sagrado Coração de Jesus”, às 10h. 

A instituição preza sempre pela inclusão e acessibilidade de todos os públicos, tanto de forma presencial quanto virtual e disponibiliza visitas monitoradas, acessos adaptados, textos informativos em tinta e em braile, maquete e réplicas de obras táteis, descrição para cegos em materiais utilizados para comunicação digital e site com aplicação de contraste.

Na segunda-feira (19), às 10h, terá a audiodescrição da obra Futebol, produzida por Portinari em 1935, em homenagem ao Dia Nacional do Futebol! 

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). 

Foto: Divulgação / Leandro Lé