Noticias

LIVES

Sesc Ribeirão realiza debate sobre Direitos Humanos e Neoliberalismo

Redação Portal de Franca
21/07/2021 09:29

Um dos reflexos da pandemia de Covid-19, que está explícito no cenário atual do país, é o alto índice de desigualdade social e econômica. Por isso, neste momento em que é preciso reafirmar os valores dos direitos humanos e respeito às diferenças, o Sesc Ribeirão promove a série “Debates - Direitos Humanos”, com 13 encontros virtuais, ao vivo.

Nesta quinta-feira (22/07), às 19 horas, em seu canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), os convidados Antonio Carlos Billy Malaquias (geógrafo, educador e pesquisador) e Marcio Farias (mestre e doutor em Psicologia Social) debatem o tema “Neoliberalismo e Globalização”, com mediação de Gabriel dos Santos Rocha (educador, mestre em História Social e doutorando em História Econômica).

“Há uma necessidade constante de falarmos sobre Direitos Humanos, que são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, etnia, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos”, diz Douglas Ramachotte, supervisor do Núcleo Socioeducativo do Sesc Ribeirão.

A série “Debates - Direitos Humanos” originou de um projeto promovido no ano passado pelo Sesc Ribeirão, que atua como missão na busca da valorização da cidadania, do acolhimento e da educação.

“Direitos Plurais" consistiu na releitura dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos por artistas de Ribeirão Preto e da região, por meio das mais diversas linguagens como música, dança, teatro, esporte e atividade física, artes visuais, entre outras.

Os encontros mensais do “Debates” no Youtube - que acontece até fevereiro do ano que vem - discutem os direitos humanos e a diversidade sob vários aspectos, abordando temáticas urgentes como colonialismo e imperialismo, povos indígenas, refúgio, gênero, entre outras.

Os primeiros episódios estão gravados e disponíveis na página: “Necropolítica e Cidadania”, “Infâncias, Educação e Direitos Humanos”, “Direitos Humanos e a Diversidade Religiosa” e “Racismo Brasileiro no Campo e na Cidade”.

“A série conta com a participação de profissionais renomados nos temas propostos, discutindo de forma crítica a inserção das pessoas na sociedade e a quem a Declaração realmente alcança, com o objetivo de formar multiplicadores e sensibilizá-los sobre a importância da garantia e promoção dos direitos humanos no Brasil”, explica Douglas Ramachotte.

O próximo encontro será no dia 19 de agosto, às 19h, no canal do Youtube (YouTube.com/sescribeirao), com o tema “Gênero e Direitos Humanos: uma abordagem das relações sociais”.

Convidados - ‘Neoliberalismo e Globalização’

Antonio Carlos Billy Malaquias

Geógrafo, Educador, Pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de São Paulo - NEINB/USP. Centro de Estudos Periféricos do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo - CEP/UNIFESP.

Desde 2009, assessora Secretarias Estaduais e Municipais de Educação nas áreas de Formação Continuada, Orientações Curriculares e Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Possui ainda experiência profissional em Políticas Públicas, Geoprocessamento, Planejamento Urbano, Ambiental e Territorial.

Marcio Farias

Mestre e Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP com vinculação ao NUTAS (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social). Professor convidado do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) ECA/USP. Membro do colegiado do Instituto Amma Psique e Negritude. Membro de Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas.

É parecerista da Revista Acadêmica “ExtraPrensa" da ECA/USP, da Revista Editorial de “Olh@res” do Departamento de Educação da Unifesp e da Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (RELET), publicação da Associação Latinoamericana de Estudos do Trabalho (ALAST). É autor do livro "Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico".

Gabriel Rocha

Mestre em História Social e doutorando em História Econômica pela USP. Trabalha como educador no Museu Afro Brasil. É membro da equipe editorial da "Sankofa: Revista de História da África e Estudos da Diáspora Africana"; integrante do "Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América" (NEPAFRO); integrante do Núcleo Temático "Repensando o Desenvolvimento" do LABIEB (IEB/USP) e do GMarx.

Pesquisa a história do Brasil, o movimento negro, as relações entre raça e classe, o racismo e a luta antirracismo, a atuação de intelectuais e militantes negros na esquerda. No mestrado, estudou a produção intelectual de Abdias do Nascimento no Teatro Experimental do Negro. Atualmente estuda a produção intelectual e a militância de Clóvis Moura.

Série ‘Debates - Direitos Humanos’

Episódio 5 - ‘Neoliberalismo e Globalização’

Data: quinta-feira (22 de julho) / Horário: 19 horas

Convidados: Antonio Carlos Billy Malaquias (geógrafo, educador e pesquisador) e Marcio Farias (mestre e doutor em Psicologia Social)

Mediação: Gabriel dos Santos Rocha (educador, mestre em História Social e doutorando em História Econômica)

Link de acesso: canal do Youtube do Sesc Ribeirão 

Foto: Divulgação