Noticias

CONHECIMENTO

Academia Francana de Letras prepara ações para comemorar ‘Jubileu de Prata’

Redação Portal de Franca
06/08/2021 07:55

A Câmara Municipal de Franca recebeu nesta semana o presidente da Academia Francana de Letras que acompanhou um grupo durante apresentação do ‘Sarau Protesto’ com participação do poeta, escritor, advogado e professor Carlos Assumpção.

Além de mudar a rotina da Casa de Leis com cultura e poesia, José Lourenço Alves, ainda confirmou que neste ano uma programação especial está sendo elaborada para comemoração dos 25 anos (Jubileu de Prata) da Academia Francana de Letras.

Atualmente das 40 cadeiras existentes, 33 estão ocupadas e há um planejamento a longo prazo para ampliação e desenvolvimento das atividades literárias no município.

A atual diretoria assumiu a gestão em fevereiro deste ano. José Lourenço disse ‘um trabalho relacionado ao acervo da literatura, Franca tem destacadamente uma literatura de primeira linha. É missão da academia fazer levantamento disso, mas conservar esse patrimônio’

Entre as ações programadas ele destacou ‘reuniões literárias, um projeto está em andamento de antologia, textos estão sempre preparados com essa temática para lançamento de um livro e uma sessão solene provavelmente em dezembro’.

Questionado sobre os desafios, entre eles, o incentivo à leitura em um mundo tão focado em novas tecnologias, ele enfatizou ‘quanto mais o mundo fica dinâmico, mais as pessoas sabem que precisam da poesia, tirar um tempo para ler, para exercitar essa arte de construir o seu próprio mundo e não de recebe-lo pronto pelas mídias’.

E finalizou ‘Franca é sem dúvida alguma um grande celeiro literário. Não é qualquer academia que consegue completar um Jubileu de Prata como a nossa’.

Foto: Divulgação