Noticias

SAÚDE

Santa Casa inaugura 17 novos leitos em sua Unidade Neonatal

Redação Portal de Franca
07/08/2021 12:20

A Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca inaugurou nesta sexta-feira, 6 de agosto, 17 leitos nas suas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal, UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencional) e na UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru).

Tais áreas visam a atenção ao recém-nascido de risco que necessita de cuidados neonatais, devendo estar em um local com uma estrutura adequada para tal atendimento.

Assim o Grupo Santa Casa de Franca adequou o local onde se encontrava o antigo anfiteatro da instituição, no intuito de garantir um espaço adequado para a permanência dos recém-nascidos junto de suas mães e a presença do pai, companheiro ou um acompanhante de livre escolha da mãe, proporcionando uma melhor ambientação, com diminuição dos ruídos, luminosidade e climatização.

A ambiência em Unidades Neonatais envolve todos os setores de cuidados ao recém-nascido, do local de nascimento aos locais onde ele permanece após o nascimento.

As UCINCo, também conhecidas como Unidades Semi-Intensivas, são serviços em unidades hospitalares destinados ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco que demandam assistência contínua, porém de menor complexidade do que na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

A UCINCa (Unidade Canguru) consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais. Ela acolhe a mãe e o filho, permitindo o contato através do método, com o objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar.

Para isso, a Santa Casa de Franca conta com uma equipe de saúde deve estar adequadamente treinada para orientar de maneira segura os pais a realizar a posição canguru.

A área inaugurada contém 14 leitos convencionais e três leitos “Mãe Canguru”. O atendimento é realizado por equipe de enfermagem, médicos pediatras, fisioterapeutas, equipe multidisciplinar (nutricionista, farmacêutica, psicóloga e assistente social) e pessoal técnico para a higiene e limpeza, com o apoio do setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

A amamentação é estimulada como forma de proteção contra infecções, regurgitações alimentares e para manter o vínculo do recém-nascido com sua mãe. Nos casos em que não é possível amamentar, há ainda o Banco de Leite Humano do Grupo Santa Casa, que dedica todo o apoio à mãe e ao bebê, fornecendo leite materno tratado sob os mais rígidos protocolos de higiene, que irá colaborar para o desenvolvimento da saúde do bebê.

O presidente voluntário do Grupo Santa Casa, Tony Graciano destaca: “Nós do Grupo Santa Casa de Franca procuramos sempre investir em estruturas adequadas, com qualidade e excelência nos processos, mas acima de tudo mantendo o foco na humanização, pois trabalhamos no atendimento a seres humanos, que além do tratamento de saúde, precisam de toda uma rede de atenção, apoio e carinho. Etemos conseguido seguir esta linha com sucesso”, concluiu o presidente.

Ao final do evento, a diretoria reuniu-se com os representantes das autoridades públicas para expor que a instituição ainda necessita de R$ 8,3 milhões para continuar mantendo a estrutura de atendimento COVID SUS e não-COVID já disponibilizadas à população, uma vez que o AME voltará ao seu atendimento normal, bem como as demais demandas de saúde para Franca e os 21 municípios do DRS-VIII.

 

Foto: Divulgação