Noticias

BENEFÍCIO

Franca faz adesão e será contemplada com o Programa Bolsa Trabalho

Redação Portal de Franca
19/08/2021 08:19

O Prefeito Alexandre Ferreira assinou o termo de adesão ao Programa Bolsa Trabalho, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (18) visando o atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estejam desempregadas e desejam pleitear uma oportunidade de emprego, incluindo a participação em cursos de qualificação profissional e renda. 

O Programa Bolsa Trabalho vai oferecer o benefício no valor de R$ 535, por mês, que poderá ser pago por cinco meses consecutivos, mediante a realização de atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana. Além do auxílio, os beneficiados receberão apoio à empregabilidade, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). 

Poderão pleitear o benefício, as pessoas que tenham mais de 18 anos, estejam desempregadas, que residem em Franca e tenham renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 550), por pessoa, podendo se inscrever um integrante por família. Serão consideradas prioritárias as mulheres arrimo de família, pessoa com maiores encargos familiares, maior tempo de desemprego e maior idade.

As inscrições serão recebidas no período de 23 a 29, deste mês, pelo portal www.bolsadopovo.sp.gov.br. 

Dentre as opções de cursos profissionalizantes, que serão oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas, os inscritos poderão optar por Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos, além de Secretariado e Recepção. As aulas serão ministradas de forma virtual. 

Em Franca, a estimativa é atender cerca de 40 pessoas, podendo chegar até 60 beneficiários, que deverão atender aos critérios socioeconômicos do programa.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, irá oferecer o suporte e o atendimento para os francanos interessados em participar do programa. A previsão é que as atividades do Bolsa Trabalho sejam iniciadas a partir do dia 15 de setembro. 

O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. A distribuição de vagas entre os municípios aderentes considera a população, índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. 

Foto: Reprodução