Noticias

TRANSPORTE

Linhas do trabalhador voltam a circular a partir de segunda-feira

Redação Portal de Franca
08/04/2020 19:10

A Prefeitura informou que como forma de atender aos trabalhadores que deverão estar retornando as suas atividades a partir de segunda-feira, dia 13, dentro daquelas condições previstas no Decreto de Calamidade Pública e negociações conduzidas com as entidades envolvidas, os ônibus urbanos que fazem as 4 Linhas do Trabalhador também retomarão seus itinerários.

Essa decisão foi comunicada nesta quarta-feira (8) pela Emdef, empresa que faz a gestão do transporte urbano junto com a empresa concessionária, informando que uma reunião complementar está marcada para essa quinta-feira de manhã.

A intenção é levantar mais informações junto aos Sindicatos das Indústrias e também dos Trabalhadores sobre a estimativa de empresas que estarão retomando as atividades para que façam alguns ajustes de itinerários que atendam as rotas com maiores demandas. Para tanto dois canais foram colocados à disposição, para que façam contato com a Emdef, um o tel. 3720-5023 e outro o e-mail: transporte@emdef.com.br

Segundo Luciano Marangoni, encarregado do gerenciamento do transporte urbano no Terminal Ayrton Senna, é importante que empresas e instituições formalizem seus pedidos, indicando números de pessoas que necessitam do transporte, horários de entrada ou saída, para que possam se organizar e buscar uma forma de atender essas solicitações. Baixa demanda de usuários.

Os números dessa semana apontam uma redução drástica no volume de passageiros transportados/dia, algo em torno de 10 a 11 mil pessoas, contra uma média de 57 a 58 mil no período normal. Aos sábados e domingos esse volume que chegou a 31 a 32 mil usuários transportados, caiu para 3 mil, valendo destacar que no último domingo apenas 900 pessoas foram transportadas.

Da frota normal colocada nas ruas que atendia ao sistema de transporte em dias normais, hoje a empresa está operando de forma contingenciada, mantendo itinerários específicos e procurando oferecer uma cobertura de toda a cidade, isso sempre até as 19 h. Após esse horário foram criadas alternativas com base nas solicitações feitas por empresas e instituições, em que ônibus são colocados a porta dos locais de serviços e levam os funcionários até os bairros em que residem.

Fizeram pedidos e estão sendo atendidos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia, Hospitais São Joaquim/Unimed, São Francisco, clínicas e laboratórios diversos e dois grandes supermercados, um situado na Av. Ismael Alonso e outro na Av. Champagnat.

A Empresa Municipal pede aos usuários que formulem suas reclamações utilizando os canais já citados, porém indicando sempre o itinerário, data e horário, se possível citado o ponto da ocorrência. Os meios de controle permitem a pronta verificação e adoção das medidas cabíveis para que tais ocorrências, se verdadeiras não voltem a se repetir ou sejam ao menos amenizadas.

Muitos idosos nos ônibus Num instante em que todos os apelos são para que as pessoas se resguardem, fiquem em casa, segue sendo grande o número de idosos andando de ônibus, especialmente nos horários que antecedem as refeições servidas no Bom Prato.

Levantamento feito na última semana chegou a indicar que entre os transportados, em torno de 40% eram pessoas idosas ou aposentadas, quadro preocupante e que os coloca em risco maior de contrair o Coronavírus. Eles aproveitam da gratuidade e ficam circulando de um lado para outro sem nenhuma preocupação, além de muitas vezes se encontrarem em grupo para conversas no próprio terminal, o que deve ser evitado