Noticias

NEGÓCIOS

Exporta Franca contou com participação da direção da Abicalçados

Redação Portal de Franca
28/08/2021 11:00

O presidente-executivo e a coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira e Priscila Linck, foram convidados para participar da Semana Exporta Franca, realizada pela Prefeitura Municipal de Franca em conjunto com a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) entre os dias 23 e 26 de agosto.

Na oportunidade, os representantes da entidade calçadista destacaram a importância da atuação comercial assertiva, por meio de um planejamento estratégico, para os melhores resultados no mercado internacional de calçados. 

Destacando que mais de 75% das exportações de calçados brasileiros são realizadas por empresas participantes do programa Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde o ano 2000, Priscila ressaltou as ferramentas de Inteligência de Mercado que podem auxiliar na identificação de mercados potenciais para as exportações. A pesquisa de mercado mensura a demanda, concorrência, preços praticados, questões logísticas e tarifárias, barreiras, entre outros pontos.

“A Inteligência de Mercado da Abicalçados realiza essa pesquisa em quatro etapas: identificação de produtos e posicionamento, identificação do mercado-alvo, prospecção de clientes potenciais e realização de ações comerciais e de posicionamento”, explica. 

Os dados levantados pela Inteligência de Mercado, segundo Priscila, são colhidos por meio de amplos estudos com referências oficiais, nacionais e internacionais. Para o período de 2022/2023, os mercados-alvo elencados pelo Brazilian Footwear foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Colômbia, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Nesses, e em mercados que tenham impacto nos alvos do programa, estão previstas ações de promoção comercial - feiras, rodadas e ações digitais - e de imagem.

“O convênio para o próximo biênio está em construção e terá as ações divulgadas até o final deste ano”, adianta. 

Semana Exporta Franca

Além de Priscila, participou da abertura do evento, no dia 23, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, que destacou a importância do programa Brazilian Footwear, que mesmo diante das dificuldades enfrentadas vem qualificando as exportações brasileiras de calçados. “Atualmente, estamos presentes em mais de 160 países, número que não chegava a 100 antes de darmos início ao Brazilian Footwear”, disse na oportunidade. 

Com o objetivo de sensibilizar empresas de quaisquer portes e maturidade para a exportação, a Semana Exporta Franca teve o apoio do Senai/Franca e contou com quatro dias de palestras presenciais e transmissões ao vivo sobre exportação, mercados, ferramentas e comportamentos empresariais. Participaram do evento entidades e instituições como a Abicalçados, o Sindifranca, o Sebrae, a ACIF,  o Instituto Cidade do Calçado, o Cecafé,  a Apex Brasil, o Consulado Americano, a InvestSP, entre outras. 

Foto: Divulgação