Noticias

CORONAVÍRUS

SP supera marca de 50 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Redação Portal de Franca
30/08/2021 15:26
O Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 50 milhões de doses de vacina contra COVID-19 aplicadas na população. Às 09h58 desta segunda-feira (30), o Vacinômetro marcou 50.018.998 doses aplicadas em toda a campanha.
 
Considerando somente os adultos, a proporção de pessoas que recebeu pelo menos uma dose deve chegar a 98% ainda hoje. Mais de 47% das pessoas com 18 anos ou mais já completou o esquema vacinal.
 
Nesta segunda-feira (30), começa a imunização da faixa etária de 15 a 17 anos, sem comorbidades. Entre o total absoluto de vacinas aplicadas até o momento, 33,2 milhões são referentes à primeira dose, 15,6 milhões de segunda e 1,1 milhão de dose única.
 
São Paulo é o Estado que mais vacina no Brasil, em números absolutos, e segue avançando com o calendário com celeridade à medida que as remessas são entregues pelo Ministério da Saúde, contando com uma logística ágil e organizada para distribuição às 645 cidades.
 
A evolução diária da campanha pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. Nele, qualquer pessoa tem acesso a dados detalhados sobre doses aplicadas por município, distribuição de doses, ranking de vacinação, ranking de aplicação das doses distribuídas, evolução da aplicação de doses e estatísticas gerais do PEI.
 
Pré-cadastro virtual
 
Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação.
 
Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no Whatsapp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.
 
Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.
 
Foto: Reprodução