Noticias

CORONAVÍRUS

Franca tem queda de óbitos e convoca mais de 7 mil para 2ª dose contra Covid-19

Redação Portal de Franca
30/08/2021 18:20
Os boletins epidemiológicos divulgados, diariamente, pela Secretaria de Saúde, apontam para uma queda considerável no número de óbitos por Covid-19, nos últimos dias, em Franca. 
 
No período de quarta-feira, 25 até sexta-feira, 27, da última semana, a cidade manteve uma sequência de três dias sem o registro de nenhuma morte pela doença. A pausa foi quebrada apenas no último sábado, com o falecimento de um idoso, com 79 anos, que apresentava comorbidades. 
 
Segundo a Vigilância Epidemiológica, até este domingo, foram registrados 949 óbitos por Coronavírus, 42.015 casos confirmados e 33.859 pacientes recuperados desde o início da pandemia.
 
No Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", considerado Polo Covid, em Franca, nesta segunda-feira, apenas um paciente aguardava regulação pelo Sistema Cross para transferência em leito de enfermaria. Atualmente, a taxa de transmissão da Covid-19, na cidade, está em 0,73.
 
Para o médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Jr, a diminuição dos óbitos, casos graves e internação de pessoas é consequência da combinação da vacinação em larga escala na população de Franca, aliada as medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura, com a restrição de circulação de pessoas, por meio do lockdown, que foi instituído no momento pontual e freou a transmissão viral na cidade. 
 
Apesar dos bons resultados, o médico destacou que não é o fim da pandemia e a cidade precisa muito do empenho da população para que seja totalmente imunizada, incluindo as crianças que serão vacinadas, posteriormente, numa etapa que ainda não está oficializada pelo Governo do Estado. 
 
De acordo com Homero Rosa Jr, ainda estamos sujeitos as variantes do vírus, que são modificações genéticas e tendem a aumentar a gravidade dos casos e óbitos. O efeito protetor da vacina é muito claro, já era esperado e continua trazendo um impacto muito positivo.
 
"É extremamente necessário que toda a população se imunize contra a Covid-19, seja qual marca de imunizante for e estiver disponível para depois, num segundo momento, a gente entender como está a pandemia e fazer novos controles necessários aliados aos protocolos sanitários que precisam ser cumpridos, com uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e distanciamento social", explicou o médico. 
 
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que até a última sexta-feira, 27, foram imunizadas 367.857 pessoas contra a Covid-19. Já receberam a primeira dose, 257.097 francanos, o que representa 75% da população alvo e 110.760 pessoas completaram o esquema vacinal, o equivalente a 32% da população. 
 
A partir desta segunda-feira, 30, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da primeira dose das vacinas para os jovens, com 17 anos, cumprindo, rigorosamente, o cronograma do Plano Estadual de Imunização.
 
Não vacinados
 
A Secretaria de Saúde informou nesta segunda-feira, 30, que segundo um levantamento realizado na última semana, 12.593 pessoas ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid e 7.180 francanos deixaram de comparecer a um posto de atendimento para receber a segunda dose. 
 
O secretário Lucas Souza destacou que a vacina é o melhor método que temos até o momento contra a Covid-19. A imunização é uma necessidade emergencial e a melhor vacina é a que tivermos disponível, desde que certificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
Segundo ele, a vacina contra o coronavírus tem a função de reduzir o número de pessoas com sintomas graves, as internações e óbitos. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. A orientação é para que as pessoas recebam a segunda dose da vacina Covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, visando assegurar a proteção adequada contra a doença. 
 
Foto: Reprodução