Noticias

NEGÓCIOS

Startups são selecionadas para incubação no processo seletivo da IMPERA

Redação Portal de Franca
31/08/2021 12:00
Duas startups francanas foram selecionadas no processo seletivo do 4º Ciclo de Incubação para empresas e projetos de base tecnológica da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca e Região): Go Cluster e Coffe Place Agro Consultoria. A Incubadora oferece, durante um ano, mentoria para estruturar o modelo de negócios e orientação em gestão empresarial, com todo suporte e infraestrutura física. Ainda com vagas, um novo processo seletivo será realizado até dezembro.
 
A seletiva da IMPERA aconteceu no mês de agosto, teve seis etapas e contou com a participação de sete projetos. Destes, quatro participaram do Pitch DAY, apresentação presencial para uma banca multissetorial formada pelos empresários Robinson Idalgo (SoftUp Sistemas), Guilherme Artiles (Hub Sales) e Eduardo Borges (Estúdio Calenzano) e pelo gestor da IMPERA Jean Dunkl. Apenas duas startups foram aprovadas: Go Cluster (plataforma digital de treinamentos) e Coffe Place Agro Consultoria (voltada para produtores de café).
 
“Finalizamos com êxito mais um processo seletivo, apesar de ter recebido poucas inscrições em relação aos ciclos anteriores, todos os projetos são muito bons. Os principais motivos de corte foram a falta de equipe - os empreendedores estão vindo muito sozinhos e é importante ter um time com habilidades que se complementam; a disponibilidade – muitos projetos são tocados de forma paralela e não como atividade principal, e na incubação é preciso dedicação; e a ideia não escalável”, diz Jean Dunkl, gestor da IMPERA.
 
A Go Cluster, do engenheiro industrial autônomo e consultor Kill Anderson Pacheco, que é mestrando em Desenvolvimento Regional pela Uni-Facef, é uma plataforma digital de treinamentos, qualificação, reciclagem, ambientação e capacitação técnica para os diversos segmentos da indústria como: calçado, café, supermercado, curtumes, hospitais, telecomunicação, telemarketing, transportadoras, construção civil, hotelaria, bares e restaurantes, entre outros.
 
“Nestes sete anos de atuação em consultoria e treinamentos técnico-operacionais percebi uma grande demanda das empresas por qualificação e capacitação específica em determinados nichos de mercado, tanto para os postos de trabalho operacionais, quanto para funções administrativas. Por isso, a ideia é ‘aglomerar’ as empresas que possuem características semelhantes de necessidades e stakeholders em geral”, diz Kill.
 
Na Go Cluster, as empresas clientes da plataforma digital de ensino poderão oferecer a seus colaboradores diversos treinamentos de rotina, por exemplo, admissionais e de integração daquele segmento específico de atuação, reduzindo assim custo e tempo, a alta rotatividade de funcionários, disseminação de técnicas erradas, acidentes do trabalho e ações trabalhistas.
 
A plataforma vai oferecer treinamento de gestão, de operação e normativas obrigatórias por meio de videoaulas, apostilas e palestras, finalizando com avaliação e certificado. Tudo com acesso por computadores, tablets ou celular.
 
“Agora na IMPERA, vamos formatar o plano de negócio, começar a desenvolver essa estrutura numa plataforma digital, procurar investidores, para depois comercializar. Estou animado para ver a viabilidade, se na prática vai funcionar, e a Incubadora é fundamental, pois terei mentorias com especialistas para conseguir alavancar a empresa e acompanhar essa tecnologia que acelera cada dia mais, com menos tempo de maturação, porque sozinho demoraria muitos anos”, afirma o empreendedor.
 
A convocação da empresa será na modalidade incubação, com duração de um ano e possibilidade de renovação do contrato. Neste ciclo, a IMPERA apoia empreendedores para a criação/desenvolvimento de novos negócios ou ainda segmentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de médias e grandes empresas que tenham interesse de desenvolver um produto/serviços de base tecnológica na Incubadora. Nesta fase, o empreendedor precisa ter conhecimento da tecnologia, apresentar condições de dominar o processo de produção, dispor de capital mínimo assegurado e um modelo de negócios bem definido.
 
Atendimento presencial e nova seleção

Nesta segunda-feira (30/08), a IMPERA retoma o atendimento presencial ao público e aos incubados. As startups, que durante a pandemia atuaram home office, já podem voltar para a sede da Incubadora, que neste período passou por uma pequena reforma e está melhor adaptada para continuar fomentando o ecossistema empreendedor da cidade. Eventos de tecnologia e inovação também estão sendo programados para este semestre.
 
Como a Incubadora ainda dispõe de vagas, um novo processo seletivo será realizado e divulgado até dezembro. Podem participar empresas - já constituídas com CNPJ ou em fase de desenvolvimento, de qualquer cidade da região de Franca - que tenham como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções para indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros segmentos.
 
A IMPERA

Com apoio da Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado, a IMPERA vem se desenvolvendo a cada dia para se tornar um polo de Tecnologia e Inovação, com novas empresas se formando e grandes negócios gerados. Atualmente, são atendidas 12 startups: ADSrock, Coffee Box, Homea, Mercadão do Fabricante, NFeAgro, OLO, Omink, Perfil Sertanejo, Personal Alternativo, Pluga Cuca, Profinanc e Sistema Metha.
 
No geral, a IMPERA disponibiliza espaço físico; orientação na elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios; estrutura de suporte administrativo compartilhado; orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual; suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento; consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
 
Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidos no trimestre, além de divulgar e representar a Incubadora.

SERVIÇO

IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca)
Endereço: Rua Major Mendonça, 1659 - Cidade Nova – Franca/SP
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (16) 99974-5209 / impera.franca@gmail.com  / Instagram: @impera.franca