Noticias

CORONAVÍRUS

Franca inicia vacinação de jovens acima de 15 anos sem comorbidades

Redação Portal de Franca
01/09/2021 07:30
A Secretaria de Saúde anunciou para esta quarta-feira, 1º de setembro, o início da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para pessoas com idade entre 15 a 17 anos, sem comorbidades. Também serão atendidas neste dia, pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, que apresentam comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com a mesma idade, além de pessoas com deficiência permanente, na mesma idade.
 
O atendimento para todos esses públicos será prestado das 07h30 às 16h, em 8 postos de atendimento, sendo as UBS Ângela Rosa, Guanabara, Horto, Planalto, Brasilândia, Santa Clara, Leporace e Santa Terezinha. 
 
As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia.
 
A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave);
 
Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
 
A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
 
A Secretaria de Saúde informou que, para prosseguir com a imunização das pessoas com idade de 18 anos ou mais, sem comorbidades, aguarda o recebimento de um novo lote de doses das vacinas contra a Covid-19 pelo Governo do Estado.
 
A secretaria comunicou ainda que já informou o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado) sobre a necessidade do encaminhamento de novas doses para o atendimento aos públicos alvos da campanha contra a Covid. 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
 
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prosseguirá nesta quarta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h.
 
As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª Dose - Astrazeneca
 
As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer também nesta quarta-feira, nas UBS Aeroporto 3 e Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h.
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
 
Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, na UBS  Progresso.
 
Foto: Reprodução