Noticias

COMBATE À VIOLÊNCIA

‘Escuta Ativa’ e Rede de Proteção às Mulheres são apresentados na Câmara

Redação Portal de Franca
05/09/2021 17:00

A Câmara Municipal de Franca recebeu na manhã desta terça-feira (31) duas convidadas para falar sobre ações de prevenção e combate à violência doméstica. Os convites foram feitos pela vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) que atua na Casa de Leis como Procuradora da Mulher.

A diretora de proteção social especial, Iara Flávia Afonso Guimarães, foi a primeira a utilizar a Tribuna. Em sua fala destacou o atendimento de 147 casos de violência contra mulheres em 2020 que passaram pelos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e neste ano já são 115 casos.

O encaminhamento é feito em sua maioria pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Patrulha Maria da Penha. ‘Se a gente quer uma Franca com menos violência contra a mulher, menos violência em todos os âmbitos, não dá para falar de violência como a gente assiste à narração de um jogo de futebol, não é uma coisa que está distante e que a gente fala do que acontece.

Temos que pensar em qual parte a gente se implica e como a gente tem sustentado um conceito que aceita a violência’ explicou.

E ainda convidou os parlamentares para que participem de um encontro nesta sexta-feira (3) para conhecimento da estrutura oferecida no Programa de Assistência Social.

Carolina Gonçalves de Oliveira Escavassini, que é uma das coordenadoras da Comissão de Combate a Violência contra Mulher da OAB de Franca e idealizadora do projeto ‘Escuta Ativa’ também utilizou a Tribuna para falar sobre os projetos realizados e da rede de proteção criada no município para atendimento das vítimas.

O trabalho feito pelo ‘Escuta Ativa’ dá a condição para que as mulheres busquem auxílio por sistemas à distância como, por exemplo, Whatsapp (16) 99184 4403 e o Instagram @institutoescutativa. ‘O apoio das instituições e dos poderes é muito importante para essa mulher se sinta fortalecida e tenha coragem de romper com ciclo de violência’ destacou Carolina.

E acrescentou ‘nós já avançamos muito e temos muito a avançar, mas Franca conta hoje com uma rede integrada, as instituições têm se comunicado bastante, nós temos a Patrulha Maria da Penha, a DDM que faz um trabalho de acolhimento muito bonito, temos os CRAS, os CREAS, Ministério Público e OAB, importante é isso, um atendimento multidisciplinar’ acrescentou Carolina.

Também foi apresentado aos parlamentares o trabalho que conta com apoio do Ministério Público na elaboração da cartilha ‘Mulher, vire a página’. O conteúdo traz orientações sobre as principais formas de violência doméstica e familiar, e os equipamentos disponíveis para atendimento das vítimas. O promotor público, Cláudio Luis Watanabe Escavassini, também acompanhou a 35ª Sessão Ordinária. 

A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) enfatizou ‘hoje termina o Agosto Lilás, mas a nossa campanha contra a violência continua sempre’.

Foto: Divulgação