Noticias

TECNOLOGIA

Inscrições para o HackaTrouble do Centro Paula Souza terminam nesta quinta

Redação Portal de Franca
15/04/2020 17:54

As inscrições gratuitas para o HackaTrouble do CPS (Centro Paula Souza) terminam às 14h desta quinta-feira (16). A competição virtual de programação - organizada também pela Sae Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo - busca soluções tecnológicas para os desafios impostos pelo novo coronavírus (COVID-19) nas áreas de Saúde, Mobilidade, Negócios e Social. O objetivo é implantar os projetos até o dia 22 de maio para reduzir os impactos da pandemia na sociedade. Haverá premiação às equipes vencedoras e as inscrições podem ser feitas no site www.hackatrouble.com.br.
 
Podem participar do HackaTrouble estudantes e ex-alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, alunos e professores de instituições de ensino públicas e privadas, educadores, programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers, de qualquer área do conhecimento, desde que seja maior de 18 anos.
 
As equipes devem ter de 3 a 5 integrantes, com expertise em desenvolvimento de software, sistemas e aplicativos, e conhecimento em uma das áreas focadas. O profissional que deseja participar, mas não tem equipe, pode acessar o link no Facebook (https://www.facebook.com/HackaTroublecoronavirus/) para formar o grupo.
 
O HackaTrouble está limitado a 100 equipes, ou seja, até 500 participantes. As inscrições gratuitas começaram no dia 7 de abril e terminam às 14h desta quinta-feira (16). A maratona será totalmente on-line durante 48 horas ininterruptas. A abertura será às 18 horas desta sexta-feira (17) e o encerramento no mesmo horário, no domingo (19). A premiação acontece até às 22 horas.
 
“O evento envolve pessoas com conhecimento em diversas áreas como gestão, administração, mercado, negócios, entre outros. A dinâmica acontece em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e programação da solução”, explica Antônio Celso Duarte, professor de Inovação do Centro Paula Souza.
 
São propostos 12 desafios, relacionados em quatro eixos temáticos. Na Saúde, os candidatos poderão desenvolver soluções para EPIs (roupas hospitalares/fabricação de máscaras), Capacidade do Sistema de Saúde e Manutenção de Equipamentos. Na Mobilidade, os temas abordados são Transporte de Pessoas, Transporte de Suprimentos com Segurança e Gestão das Entregas. Em Negócios, são propostas Soluções e Valorização para Autônomos, para Pequenos Negócios e Negócios Regionais. No Social, os temas em questão são Suporte a Idosos e/ou Pessoas com Comorbidades, Terceiro Setor e Voluntariado e Entretenimento de Idosos e/ou Pessoas com Comorbidades.
 
Cada equipe escolhe um desafio a ser solucionado. Os participantes contarão com a tutoria de especialistas e mentoria de 130 profissionais e professores com conhecimentos nas áreas de saúde, mobilidade, negócios, inovação, empreendedorismo, marketing e tecnologias da informação.
 
As propostas serão avaliadas por um comitê de jurados. A premiação das melhores ideias e soluções, além do potencial fomento para implementação, inclui visitas às áreas de inovação e fábricas de montadoras instaladas no país. Cada equipe classificada em primeiro lugar receberá um voucher no valor de R$ 1 mil para custear as despesas de viagem dos participantes. Um certificado de participação e visibilidade perante as empresas participantes e imprensa será proporcionado a todos participantes do HachaTrouble.
 
“Esses jovens são muito talentosos, têm uma capacidade incrível de compreender as necessidades e buscar soluções com criatividade. Tenho certeza que muitas ideias e startups extraordinárias vão surgir. Além disso, as premiações são inspiradoras, principalmente pela interação com empresas importantes, de grande porte, que podem abrigar esses talentos e contribuir para a implementação das soluções”, avalia Antônio.
 
As equipes vencedoras serão convidadas, no período de 20 a 26 de abril, a desenvolverem projetos de solução que sejam possíveis de implantação e entrega à sociedade até o dia 22 de maio, sem nenhum custo e para serem utilizadas ainda durante a pandemia do novo coronavírus.
 
“Convidamos os profissionais da nossa região para participar do HackaTrouble, compartilhar conhecimento. Juntos podemos pensar e criar soluções para o gerenciamento da demanda de pacientes frente à capacidade de leitos em hospitais, para controlar o transporte de suprimentos dentro de normas de imunidade, auxiliar pequenos negócios a superar restrições de vendas, ajudar no bem-estar de idosos em isolamento, entre outros temas”, afirma Marcelo Squilante, agente de Inovação do Inova CPS na região de Franca, que compreende as cidades de Batatais, Ituverava, São Joaquim da Barra, Orlândia, Miguelópolis e Igarapava.
 
SERVIÇO
HackaTrouble
Inscrição: até quinta-feira (16/04)
Evento: das 18h de sexta-feira (17/04) às 18h de domingo (19/04)
Premiações: até às 22h de domingo (19/04)
Informações: www.hackatrouble.com.br
Está sozinho? Forme sua equipe: https://www.facebook.com/HackaTroublecoronavirus