Noticias

DENÚNCIAS

Della Motta e Kaká denunciam Sabesp e Arteris Via Paulista no Ministério Público

Redação Portal de Franca
28/09/2021 17:24

O primeiro vereador a fazer uso da Tribuna, Della Motta (PODE), iniciou sua fala parabenizando o Prof. Dr. Acir de Matos Gomes, destacando o orgulho de recebê-lo na Câmara Municipal.

O vereador mencionou ainda o Programa Mais Luz, que alinhado a instalação de câmeras de vigilância no município contribuirão para proporcionar mais segurança à população francana.

Segundo o parlamentar, as câmeras ajudam as forças de segurança a identificar e localizar aqueles que praticam crimes contra o patrimônio público e privado, além de auxiliar na identificação de infratores de trânsito.

Della Motta citou ainda duas representações apresentadas no Ministério Público, em conjunto com o vereador Kaká (PSDB). A primeira delas pede a responsabilização civil da Sabesp pelo desabastecimento no município de Franca.

A segunda trata sobre a fixação das viaturas da Arteris – Via Paulista sobre o pontilhão do Jardim Guanabara, em compensação pela transferência do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU) para Itirapuã.

Della Motta criticou a gestão da empresa por não disponibilizar um local adequado para que os trabalhadores façam suas refeições e necessidades fisiológicas. “Daqui a pouco se eu começar a observar muito tempo essa viatura lá, vou fazer outra manifestação, no Ministério do Trabalho, mais uma representação” 

O vereador abordou ainda a demora para realização de exames na rede pública de saúde e citou um caso recebido em seu gabinete de um paciente que estava internado no setor oncológico do Hospital do Coração e recebeu alta no último domingo sem que a família estivesse preparada para receber o paciente.

“Nós temos que observar o que está acontecendo no atendimento da nossa saúde, principalmente as pessoas mais humildes, porque todas as vidas importam, mas nós nesta Casa de Leis, temos que olhar sempre para aqueles que realmente necessitam” disse o vereador.

NOTA ARTERIS (atualizado às 16h - dia 30/09/21)

A concessionária Arteris ViaPaulista esclarece que o posicionamento feito pelo vereador Della Motta refere-se na verdade a Operação Visibilidade que é realizada de segunda a sexta-feira nos horários de maior movimento em pontos estratégicos da rodovia no perímetro urbano de Franca, Ribeirão Preto e Araraquara.

A operação acontece em dois períodos, pela manhã das 07h às 09 e no final do dia das 17h às 20h, com apoio da PMRv e visando a redução de acidentes nestes locais. Como resultado no trecho do km 395 ao km 406 da Rodovia Cândido Portinari (SP-334), em Franca, houve redução de 29% no registro de colisões traseiras, 22% nas ocorrências de tombamentos e 22% nos acidentes com choque contra defensa.

Sobre o questionamento quanto a desativação da base em Franca, a concessionária reitera que foi ampliado o número de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) no trecho, estando disponíveis atualmente três SAUs na SP-334 e um na SP-345 (Rodovia Ronan Rocha). As alterações visaram o aumento dos recursos operacionais aos usuários e estão de acordo com o previsto no contrato de concessão.

Ressaltamos ainda que os colaboradores contam com uma base operacional anexa ao Serviço de Atendimento ao Usuário onde há copa dispondo de estrutura com geladeira, micro-ondas, água e café, televisão, sala de descanso, banheiro com chuveiro e vestiário. Em caso de estar fora da base, havendo qualquer necessidade ou emergência, a equipe pode solicitar autorização para retorno, utilizar outra dependência da concessionária ou se deslocar até o posto de serviço mais próximo.

Foto: Reprodução