Noticias

SAÚDE

Segunda fase da vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira

Redação Portal de Franca
15/04/2020 19:10

A vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) terá continuidade nessa quinta-feira (16), entrando na sua segunda fase, com um novo público que poderá ser vacinado nos 14 locais a partir das 8h e até o meio dia.

Nessa quarta-feira (15) mais uma vez a movimentação foi relativamente tranquila tanto no posto Drive Thru, no Poliesportivo como nas 13 e escolas que estão funcionando com postos de imunização.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir dessa quinta-feira, 16, começa a segunda etapa da campanha, e que serão incluídos nesta fase os portadores de doença crônica. Segue abaixo:

- as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

- funcionários do sistema prisional,

- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas,

- população privada de liberdade,

- caminhoneiros,

- motoristas de transporte coletivo e portuários

Para documento comprobatório poderão ser apresentados receita de medicamento de uso contínuo dos últimos 6 meses ou laudo médico comprovando a doença crônica. 

Onde se vacinar 

No Drive Thru, no Poliesportivo e nas 13 Escolas, junto com os idosos devem se apresentar as pessoas com doenças crônicas,  das 8 h às 12 hs. As Escolas são José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista;  Frei Germano de Annecy, Parque Progresso;  Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz; Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz;  Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont;  Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.

No CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), segue sendo vacinados das 13 h às 16 h, os profissionais de saúde, de segurança e salvamento e  mais os caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.

Calendário 

Mais de 90% dos idosos, cerca de 19 milhões de pessoas, já foram vacinadas contra a gripe na primeira fase da campanha, que começou em 23 de março em todo país. Profissionais de saúde também foram imunizados. A vacinação para esses públicos continua. O Ministério da Saude ainda estuda incluir a população indígena nesta fase da imunização.

A terceira etapa está prevista para 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, mulheres grávidas ou no período de pós-parto, pessoas com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da educação.

A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: H1N1, H3N2 e Influenza B. O Ministério da Saúde já enviou 34 milhões de doses para os estados. No total serão disponibilizadas 75 milhões de doses para imunizar a população, ao custo de R$ 1 bilhão de reais.