Noticias

MEDICAMENTOS

Anvisa simplifica regras para importação de produtos à base de cannabis

Redação Portal de Franca
08/10/2021 08:47

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer acelerar a liberação de propostas para aquisição de produtos derivados da Cannabis para tratamentos de saúde. 

A agência reformulou normativa que prevê critérios e procedimentos para a importação de fármacos por pessoa física, desde que receitados por médico credenciado e diagnóstico comprovado. 

Segundo a Anvisa, será uma análise simplificada da regularidade dos produtos que constam em Nota Técnica do órgão. A demanda desses produtos aumentou nos últimos seis anos com índice médio de 400% ao ano no número de pedidos. 

Para se ter ideia, de 896 solicitações em 2015, saltou para mais de 19 mil no ano passado. Somente neste ano, até setembro, eram mais de 22 mil pedidos de importação de Cannabis para fins terapêuticos parados na Anvisa à espera de autorização. 

Além de conferir a regularidade dos estabelecimentos para produção, distribuição e comercialização, a autoridade sanitária também alterou o prazo de validade da prescrição por profissional habilitado, agora, válido por seis meses. 

Foto: Reprodução