Noticias

OUTUBRO ROSA

Fundadora do Iansa destaca importância da campanha 'Outubro Rosa'

Redação Portal de Franca
15/10/2021 10:34

A primeira munícipe a usar a Tribuna Livre na sessão desta terça feira (5), foi a senhora Eliane Aparecida Bonine de Melo, fundadora da casa de apoio IANSA (Instituto Nossa Senhora Aparecida), instituição que presta apoio a pacientes em tratamento oncológico no município de Franca. 

Eliane falou sobre o trabalho prestado pela entidade e a destacou a campanha “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“É preocupante a questão do câncer de mama, porque são mais de 66 mil casos por ano detectados no Brasil”, disse Eliane. 

Ela ainda apresentou os programas oferecidos pela entidade, como o Porto Seguro, que acolhe as pessoas em tratamento, com serviço de hospedagem, alimentação e equipe multidisciplinar; o Bem te vi, direcionado ao empréstimo de equipamentos hospitalares, doação de suplementos alimentares e cestas básicas; o Beija Flor, com objetivo de integrar a medicina tradicional com atividades como a yoga e aculpultura, de forma a trabalhar a parte emocional dos paciente e, o Programa Iansa Comunidade, que oferece palestras, fóruns e informações diversas sobre a doença.

Elaine explicou sobre a importância de ajudar os pacientes com orientação, informações  e compartilhamento de experiências, pois, segundo ela, é essencial para manter a qualidade de vida e a saúde emocional.  

vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) comentou sobre a importância do trabalho prestado pelo IANSA no acolhimento e apoio tanto dos pacientes quanto de seus familiares: “Aqui em Franca nós temos um instituto, totalmente voluntário, que faz um trabalho maravilhoso, que merece toda a atenção e toda a ajuda da população francana e região”. 

O presidente do Legislativo, vereador Claudinei da Rocha (MDB), também parabenizou o IANSA pelo trabalho e colocou a Câmara Municipal de Franca a disposição da entidade para ajudar a divulgar os serviços prestados e a campanha Outubro Rosa.

“Vamos intensificar essa divulgação para que esta mensagem chegue àquelas pessoas que estão aflitas, precisando de um amparo, precisando de uma mão amiga”, disse Claudinei. 

vereador Ilton Ferreira (PL) citou a importância das pessoas em tratamento poderem contar com o apoio de quem já passou pela doença, como é o caso da Eliane, que já teve a doença e hoje presta apoio a pacientes em tratamento: “Você representa realmente a luta por quem está passando por esta situação”, enalteceu Ilton. 

Por fim, a munícipe Rosângela Aparecida de Paula, assistente social e voluntária, cobrou apoio do Poder Público às atividades desenvolvidas pela entidade, principalmente recursos para construção de sua sede própria.

Foto: Reprodução