Noticias

COVID-19

EUA se preparam para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra o coronavirus

Redação Portal de Franca
23/10/2021 15:48

Os Estados Unidos já sabem como vão vacinar crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus. O governo de Joe Biden já tem um plano preparado para a imunização de cerca de 28 milhões de crianças da faixa etária assim que uma vacina for aprovada pelo FDA, o órgão norte-americano equivalente à Anvisa.

Segundo autoridades do país, serão montadas clínicas de vacinação em mais de 100 sistemas de hospitais pediátricos de todo território norte-americano; farmácias e, possivelmente, escolas também serão usadas.

A vacina com mais chances de ser aprovada para as crianças de 5 a 11 anos é a da Pfizer/BioNTech – que, vale lembrar, hoje tem autorização para uso em pessoas a partir dos 12 anos. O FDA já está analisando pedido das empresas para aprovação do imunizante em duas doses para o público infantil e a expectativa é que uma decisão seja anunciada no começo de novembro.

Em nota, a Casa Branca informou que ‘se a vacina da Pfizer e da BioNTech obtiver uma aprovação ampla, o plano já elaborado deve garantir que os imunizantes sejam distribuídos rapidamente e disponibilizados de forma conveniente e igualitária a famílias de todo os Estados Unidos.

Segundo especialistas, a imunização de crianças é uma etapa importante para o controle da pandemia.

Embora as crianças pequenas  tenham menos probabilidade de desenvolver casos graves da covid-19, como tem sido visto nesses quase 2 anos de crise sanitária, elas também ficam doentes e, quando isso acontece, transmitem o vírus para outras pessoas.

Foto: Reprodução