Noticias

CONSCIENTIZAÇÃO

Novembro Azul: sangue na urina ou redução do jato são sintomas de alerta

Redação Portal de Franca
07/11/2021 14:00

Conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Esse é o objetivo da Campanha Novembro Azul, que será realizada até o fim do mês em todo o País. 

O Instituto Nacional do Câncer lembra que descobrir a doença no início melhora a chance de tratamento e de cura.A maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos de idade e muitos pacientes só apresentam sintomas na fase avançada, que podem incluir dor. A próstata é uma glândula pequena, localizada na parte baixa do abdômen dos homens, abaixo da bexiga e à frente do reto.

Alguns dos sinais que devem chamar a atenção são dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar muitas vezes de dia e de noite, ou sangue na urina.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo toque retal e pelo exame de sangue que avalia a dosagem do PSA, antígeno prostático específico. Para chamar a atenção da população sobre a doença, prédios públicos, viadutos, praças e até algumas empresas terão iluminação diferenciada em novembro, na cor azul.

Foto: Reprodução