Noticias

COVID-19

Sem pacientes, Hospital São Joaquim desocupa todos leitos da ala Covid-19

Redação Portal de Franca
13/11/2021 11:18

O último paciente internado na Ala Covid-19 do São Joaquim Hospital e Maternidade teve alta na manhã desta sexta-feira, 12 de novembro e, com isso, todos os leitos exclusivos para atendimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus, tanto enfermaria quanto UTI, estão desocupados.

Desde março de 2020 o São Joaquim vem recebendo pacientes infectados pela Covid-19, sempre acompanhando a atualização de diretrizes nacionais e internacionais de saúde para garantir o melhor suporte. Nesse período, foram quase 900 internações.

“Esse é um momento de comemorarmos toda a dedicação de centenas de profissionais envolvidos. E precisamos agradecer a cada um deles, mas lembrarmos dos desafios diários que temos em cada dia desta pandemia”, comenta Dr. Daniel Haber, Diretor da Unimed Franca.

A partir de agora, o hospital irá manter uma estrutura essencial a novos casos que podem surgir, com uma equipe sempre pronta e totalmente preparada para os atendimentos. Além disso, os boletins médicos diários da Ala Covid-19 não serão mais divulgados, sendo retomados caso haja necessidade. 

Vale lembrar que os casos de infecção pelo novo coronavírus ainda não acabaram e a Unidade de Emergência e o serviço de telemedicina do hospital continuam atendendo pacientes com sintomas da doença.

“Reforçamos que a pandemia não acabou, mas devido ao avanço da vacinação na cidade e o conhecimento profissional sobre a doença, estamos conseguindo evoluir. Porém, para que possamos avançar ainda mais, ainda é preciso manter os cuidados, como a utilização de máscaras, o distanciamento e a higienização frequente das mãos”, completa Haber.

Unimed Franca oferece reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19

A Unimed Franca e o Espaço Viver Bem criaram um programa de reabilitação para pacientes que foram contaminados pela Covid-19. O objetivo do programa é promover a saúde e a qualidade de vida através do tratamento das sequelas que podem surgir após a contaminação pela doença, como:

- Fraqueza Muscular Adquirida na UTI (FAUTI) – comum em até 80% dos pacientes
internados, em média, por 21 dias;
- Alterações de sensibilidade e coordenação motora;
- Lentidão de raciocínio;
- Estresse pós-traumático, ansiedade e depressão;
- Perda de performance física;
- Perda de massa muscular.

Os atendimentos são feitos por uma equipe multidisciplinar no Espaço Viver Bem (Rua Luís Leporaci, 1206), em Franca, e têm duração de 60 dias, com atividades uma ou duas vezes por semana.

Para aderir ao programa, o paciente deve entrar em contato com o Espaço Viver Bem pelo telefone (16) 3711 6777 ou através do WhatsApp (16) 99322 2340 – Opção 14.

Foto: Reprodução