Noticias

SAÚDE

Saúde reduz intervalo para recebimento da terceira dose da vacina da Covid-19

Redação Portal de Franca
03/12/2021 07:22
Atendendo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde informa que a partir desta sexta-feira, 3, irá reduzir o intervalo para o recebimento da dose adicional da vacina contra a Covid-19, de 5 para 4 meses. A medida foi adotada tendo em vista, a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo, diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano. 
 
Para esta sexta-feira, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 4 meses da segunda dose), gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com mais de 4 meses da segunda aplicação e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs Aeroporto 3, Paulista, Santa Terezinha, Luíza, Santa Clara e Ângela Rosa, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas e para as gestantes, o cartão Pré-Natal.
 
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 
1ª Dose - Pessoas de 12 a 17 anos
 
A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde, prevê para esta sexta-feira, 3, a aplicação da primeira dose para as pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, nas UBS Horto, Estação, Brasilândia e Aeroporto 1, das 07h30 às 16h.
 
A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
 
A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta sexta-feira, nas UBSs Aeroporto 3, Paulista, Santa Terezinha, Luíza, Santa Clara e Ângela Rosa, das 07h30 às 16h.
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas -  12 anos ou mais
 
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, as aplicações da primeira e segunda doses continuarão nesta sexta-feira, nas UBS Horto, Estação, Brasilândia e Aeroporto 1, das 07h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
 
A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBS Aeroporto 3, Paulista, Santa Terezinha, Luíza, Santa Clara e Ângela Rosa. 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
 
A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Planalto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
2ª Dose - Pfizer
 
As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta sexta-feira, nas UBS Horto, Estação, Brasilândia e Aeroporto 1, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
Dose Adicional para Janssen
 
A Secretaria de Saúde prossegue aplicando a dose adicional, os francanos que foram imunizados com a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, nesta sexta-feira, 3, nas UBS Horto, Estação, Brasilândia e Aeroporto 1, das 07h30 às 16h. 
 
Já os imunossuprimidos com 18 anos ou mais podem receber a segunda dose, com intervalo de pelo menos, 28 dias da primeira dose da Janssen. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da dose inicial. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.
 
Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)
 
A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
 
Para sexta-feira, estarão disponíveis as UBS São Sebastião, Guanabara, Progresso, Paulistano e Leporace, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 
Quantidade de doses aplicadas
 
A Secretaria de Saúde informou que até esta quarta-feira, 1º de dezembro, foram aplicadas 570.129 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo que 290.483 são referentes a primeira dose, 248.891 para a segunda aplicação e 30.755 destinadas a terceira dose. Até o momento, foram imunizadas com a primeira dose 84% da população, 72% com a segunda dose e 9% receberam a dose adicional. 
 
Foto: Reprodução