Noticias

SAÚDE

Franca prepara mutirão com 4,5 mil consultas e exames de ginecologia

Redação Portal de Franca
08/12/2021 09:32
A Secretaria de Saúde informou nesta terça-feira, que está concluindo os trâmites administrativos do chamamento público aberto para o credenciamento de empresas prestadoras de serviços na área de ginecologia e deverá iniciar na próxima semana, a convocação das pacientes que aguardam pelas consultas. 
 
Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que os agendamentos serão realizados pela secretaria, por meio de contatos telefônicos, com prioridade para as pacientes, que apresentam solicitações mais antigas até as registradas atualmente. 
 
O secretário aproveitou para orientar que as mulheres, que registraram seus pedidos de consultas com ginecologista nas UBS, para que procurem a unidade mais próxima de casa e atualizem os seus telefones de contato para facilitar a localização e o agendamento pela secretaria. 
 
Segundo ele, serão realizadas apenas as consultas de ginecologia, neste primeiro momento, nas instalações físicas da clínica credenciada, conforme o edital de chamamento público. Caso a paciente apresente indicação médica para a coleta de Papanicolau, o exame será colhido durante a consulta, assim como outros exames de prevenção de saúde da mulher que poderão ser solicitados. Já os atendimentos de Pré-Natal serão mantidos nas UBS.
 
"As consultas de rotina têm caráter assistencial, diagnóstico e, principalmente, de prevenção e promoção da saúde da mulher", ressaltou o secretário Lucas Souza, completando ainda que todas as pacientes atendidas, que tiverem a solicitação de exame, terão direito a uma consulta de retorno, no mesmo local para avaliação dos resultados.
 
Ao todo, serão adquiridas 4.500 consultas, com médicos ginecologistas, por meio do Programa "Mais Consultas", com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. 
 
O valor unitário a ser pago para os procedimentos será de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal 11.354, de 4 de novembro, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. 
 
Foto: Reprodução