Noticias

TECNOLOGIA

Franca é a primeira cidade do Estado e pioneira no Brasil a lançar o 5G

Redação Portal de Franca
16/12/2021 07:26
Franca foi a primeira cidade do Estado de São Paulo, a lançar na manhã desta quarta-feira, 15, a tecnologia 5G, a quinta geração da rede de internet móvel. O evento realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus e equipe, vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de entidades de classe e universidades.
 
A empresa Algar Telecom foi uma das operadoras de telefonia móvel do país, vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vai atender a região do sul de Minas Gerais, parte do Mato Grosso e uma parte de São Paulo. Durante o leilão, as empresas pleiteavam explorar, comercialmente, as radiofrequências 700 MHz, 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz.
 
Márcio de Jesus, vice-presidente da Algar Telecom, ressaltou  que o dia 15 de dezembro de 2.021 é uma data marcante para o lançamento e a implantação da nova tecnologia 5G, em Franca, que está sendo a pioneira em receber o novo serviço e também as cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba. A primeira frequência que está sendo ativada na cidade é a 2.3 Ghz, liberada para uso comercial. 
 
Segundo ele, Franca foi escolhida, por ser uma das principais cidades de atuação da operadora, que desde o leilão vem trabalhando de uma forma intensa para levar o serviço à população.
 
De acordo com o vice-presidente da Algar, a partir desta quarta-feira, vários setores da cidade, que apresentam maior concentração e movimentação de pessoas, passaram a contar com a nova tecnologia 5G, nesta primeira etapa, atendendo a região central e, posteriormente, o Distrito Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz. Até o final deste ano, a previsão é que um terço da cidade seja atendida com o serviço, com evolução contínua ao longo de 2.022.
 
Na prática, o 5G representa um aumento da velocidade no acesso à internet pelo smartphone. Quanto mais frequência é adicionada ao 5G, maior é a velocidade que poderá ser alcançada. Nesta faixa de 2.3 Ghz, pelos testes apresentados pela empresa, a velocidade alcançada é quase 40 vezes a do 4G.  Márcio de Jesus informou também que para ter acesso ao 5G, a pessoa deve ter um smartphone compatível com o serviço, sem nenhum custo adicional para os clientes da operadora. 
 
Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira disse que é uma grande alegria, Franca ter sido uma das poucas cidades escolhidas para receber essa nova tecnologia, que será uma revolução para o país inteiro. "O  papel do gestor público também é aproximar todos os atores e as possibilidades, aproximar o progresso da cidade, o ganho para a população em todos os serviços que podem ser prestados, visando a melhoria da qualidade de vida de todos", declarou o prefeito. 
 
Ferreira ressaltou também que a cidade irá preparar a mudança na legislação para adequar às necessidades da infraestrutura para a instalação das antenas e utilizar o 5G para oferecer os serviços da Prefeitura, de maneira mais rápida, eficiente e com mais tecnologia. "O 5G vem trazer uma revolução para nós, de velocidade, qualidade, de acesso e com certeza, nós inauguramos hoje, com a Algar, um diferencial muito grande para a nossa cidade. Hoje, o país inteiro está olhando para nós", completou o chefe do Executivo. 
 
Foto: Reprodução