Noticias

COVID-19

Quase 12 milhões de brasileiros estão atrasados para dose de reforço

Redação Portal de Franca
24/12/2021 12:22

Cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, apesar do aumento no número de casos da doença. Levantamento da Fiocruz chegou ao número aproximado, em virtude dos problemas que afetaram o sistema de registros de vacina do Ministério da Saúde. 

Os dados se referem às informações lançadas até o início de dezembro. Manoel Barral, pesquisador da Fiocruz, considera que o número de pessoas sem a terceira dose da vacina pode ser bem maior e mais preocupante, por causa da disseminação da variante Ômicron. 

Quem tomou a segunda dose ao menos há quatro meses já pode receber o reforço, segundo orientação do Ministério da Saúde. O médico Esper Kállas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, destaca que, quando é analisado o sangue de pessoas que receberam as três doses, a inibição para a mutação Ômicron é melhor. 

Ele avalia que os hospitais da Europa e dos Estados Unidos estão enchendo de pessoas que não foram vacinadas ou que estão com o esquema de imunização incompleto. 

Foto: Reprodução