Noticias

TELEFONIA

Brasil já tem quase 50 smartphones homologados para usar o 5G

Redação Portal de Franca
01/01/2022 12:00

A aguardada tecnologia 5G deve começar a ser oferecida no Brasil a partir do primeiro semestre de 2022. Em novembro, a Anatel leiloou frequências dedicadas exclusivamente à internet ultrarrápida e as operadoras vencedoras têm um cronograma a seguir, com prazo para oferecer o chamado 5G puro em todas as capitais do país até o próximo mês de julho

A tecnologia tem velocidade até 100 vezes mais rápida que o 4G atual e estará disponível apenas em aparelhos compatíveis. Aqueles que não forem continuarão a usar apenas as redes anteriores e o chamado 5G DSS, já oferecido em algumas localidades, que combina 3G e 4G – e é menos veloz que 5G puro.

Mas não será por falta de aparelho que o brasileiro deixará de usar a internet ultrarrápida. A Anatel já homologou quase 50 smartphones para uso da nova tecnologia e a expectativa é que número dobre ainda nos primeiros meses de 2022. As gigantes Samsung, Motorola e Apple são as que têm a maior quantidade de celulares aptos a receber a quinta geração da internet

Na lista de smartphones já habilitados estão os iPhones 12 e 13, da Apple, e os tops de linha da Samsung, como Galaxy S21, o Note 20 e os dobráveis Z Fold 3 e Flip 3 – modelos que custam mais de 2 ou 3 unidades de milhar. No entanto, segundo Anatel e fabricantes, o mercado também terá aparelhos mais baratos oferecendo a tecnologia.

Para usar o 5G puro, além de celulares habilitados, com softwares atualizados, o consumidor também vai precisar contratar planos específicos junto às operadoras – o que significa dizer que a internet ultrarrápida para todos não é uma realidade tão próxima aqui no Brasil.

Foto: Reprodução