Noticias

PANDEMIA

O que é flurona ? Entenda mais sobre os casos de contágio simultâneo

Redação Portal de Franca
04/01/2022 18:22

Especialistas em saúde tem orientado a população sobre o contágio simultâneo de gripe e Covid. O contágio simultâneo é conhecido como flurona, uma designação definida a partir dos termos flu (gripe, em inglês) e rona (de coronavírus).

Os casos de flurona foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos (EUA), durante o primeiro ano da pandemia de covid-19.

A circulação dos vírus Influenza e SARS-CoV-2 é preocupante e de alto risco para a população, especialmente os cidadãos mais vulneráveis, já que as duas doenças afetam o sistema respiratório superior, alertaram especialistas.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ômicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, foi notificada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram registradas infecções em pelo menos 110 países.

FLURONA EM SÃO PAULO 

A cidade de São Paulo já registrou 24 casos de flurona. Os dados foram confirmados no início da tarde desta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal da Saúde. 

FLURONA NO RIO DE JANEIRO 

O atleta Bruno Soutto Mayor Caballero de Oliveira, de 16 anos de idade, morador da cidade do Rio de Janeiro, começou a ter sintomas gripais no dia 29 de dezembro. No dia seguinte (30), o adolescente fez dois testes em laboratórios da rede privada que detectaram resultados positivos para o coronavírus SARS-CoV-2 e para o vírus Influenza A.

Em vídeo enviado para emissoras de TV, a mãe do rapaz, a fisioterapeuta Adriana Soutto Mayor, conta que o filho foi vacinado com as duas doses da vacina contra a covid-19 e com a vacina da gripe. E que foi uma surpresa para a família a infecção dupla do jovem.

“O que eu queria deixar de alerta é que esses dois vírus podem ocorrer ao mesmo tempo. Ele está bem, com praticamente nenhum sintoma. Tenham cuidado porque outro organismo pode não reagir tão bem”, disse Adriana.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que entrou em contato com os pacientes com resultado positivo para as duas doenças (influenza e covid-19), a partir de exames feitos na rede particular, e está fazendo a investigação epidemiológica.

“A coinfecção não é algo comum, mas já há registros dessa ocorrência em alguns países”, disse a pasta, sem informar quantos casos estão sendo analisados no município.

FLURONA NO MUNDO 

O primeiro caso de contágio simultâneo pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pelo vírus Influenza, conhecido como "flurona", em Israel foi detectado em uma mulher grávida não vacinada, confirmou o Ministério da Saúde israelense. 

A mulher recebeu alta em 30 de dezembro, após ser tratada com sintomas leves derivados dessa infecção dupla, informou o jornal Times of Israel.

Informações da Agência Brasil 

Foto: Reprodução