Noticias

VERÃO

Onda de calor mantém as temperaturas elevadas na maior parte do Brasil

Redação Portal de Franca
21/01/2022 08:34

A onda de calor intensa que atinge a região central da América do Sul ainda não deve dar trégua para os estados da região Sul do Brasil.

Segundo a MetSul Meteorologia, há uma a bolha de calor instalada sobre o Rio Grande do Sul, nordeste da Argentina e Paraguai e ela deve se intensificar ainda mais nos próximos dias, com uma escalada na temperatura e os termômetros podem chegar a marcar até 45º em algumas localidades.

De acordo com o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas deverão se manter elevadas não apenas no Sul, mas em grande parte do Brasil pelo menos, até domingo, 23 de janeiro.

A previsão é que, de maneira geral, as temperaturas vaiem entre 26°C e 42°C, com os maiores valores esperados na Região Sul, avançando para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

E, vale um alerta: esse calor extremos aumenta muito o risco de incêndios em vegetação. O Rio Grande do Sul, por exemplo, vive um janeiro de fogo como não se registrava há quase duas décadas.

De acordo com dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revelam que o número de focos de incêndios captados por satélites entre os dias 1º e 19 de janeiro no Estado foi de 133, quase o dobro da média histórica.

Foto: Reprodução