Noticias

PREVIDÊNCIA

Paralisação no INSS deve afetar 25 mil perícias nesta segunda

Redação Portal de Franca
31/01/2022 09:06

Mobilização de peritos do INSS, marcada para esta segunda-feira, deve afetar 25 mil atendimentos agendados, segundo estima a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, que organiza o movimento. De acordo com a entidade, a paralisação é um protesto após tentativas de negociação por melhores condições de trabalho com o Ministério do Trabalho e Previdência. 

Eles pedem o fim da Teleperícia - consulta virtual – que segundo a associação, não contribui para diminuir a fila de espera e é ineficaz para avaliação médica. Pedem, ainda, a realização de concurso público para preencher 3 mil vagas. 

A orientação aos segurados que forem prejudicados é procurar o INSS para o reagendamento. As consultas não realizadas serão remarcadas, conforme disponibilidade de horário em cada agência. 

Segundo o presidente da associação, Luiz Carlos Argolo, cerca de 2 mil peritos devem aderir ao movimento. Outros mil médicos ativos não devem participar por realizarem trabalho remoto. 

Perícias médicas são exigidas pelo INSS para concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, e para liberar o retorno ao trabalho. Em novembro, a espera por benefícios acumulava mais de 1,8 milhão pedidos ao INSS. 

Foto: Reprodução