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Serviço de Teleconsulta será implantado a partir desta sexta em Franca

Redação Portal de Franca
03/02/2022 17:25
A partir desta sexta-feira, 4, a rede municipal de Saúde passará a contar com o Serviço de Teleconsulta para o atendimento aos pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19.
 
A criação do novo serviço, até então disponível apenas na rede particular, foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na tarde desta quinta-feira, 3 e consiste em mais uma ação para ampliar o atendimento aos pacientes, principalmente, os que estão em isolamento domiciliar, devido a apresentação de sintomas gripais ou de Covid-19.
 
Alexandre Ferreira explicou que a Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica, que utiliza a tecnologia por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Segundo ele, o novo sistema que vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, vai agilizar a oferta de consultas neste momento de pandemia.
 
O médico vai avaliar o paciente e poderá solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. A estimativa inicial de atendimento é de 300 pessoas, por semana, com possibilidade de ampliação, de acordo com avaliação e acompanhamento diário. Nesta fase inicial, 5 profissionais médicos estarão prestando o atendimento. 
 
Os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, tenha tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar, poderão agendar o atendimento a partir desta sexta-feira, 4, por meio dos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, pelo envio de mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999 ou ainda pelo e-mail teleconsulta@franca.sp.gov.br. As consultas terão início a partir da próxima segunda-feira, 7. 
 
Para o prefeito Alexandre Ferreira, as medidas adotadas e a união de todos são essenciais para o enfrentamento a Covid-19. "Já transformamos três UBSs em atendimento exclusivo de Covid, implantamos o teste rápido, contratamos mais colaboradores para a saúde e estamos abrindo mais leitos de UTI. É com união e com responsabilidade, que vamos vencer o vírus", destacou o prefeito. 
 
Orientações - Teleconsulta
 
A Teleconsulta é individual e intransferível. A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha um cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado. 
 
O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. 
 
A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A teleconsulta é um procedimento sigiloso. Portanto, o paciente deverá estar em um ambiente silencioso e fechado, de preferência com boa iluminação e que tenha privacidade para a realização da consulta. 
 
A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde. Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o profissional na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento da teleconsulta.
 
Foto: Reprodução