Noticias

SAÚDE

Programa 'Alegria em Ouvir' entrega mais de 1,7 mil aparelhos aduditivos

Redação Portal de Franca
15/04/2022 16:29
O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou nesta quinta-feira, 14, ao lado da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas e dos vereadores Claudinei da Rocha, Carlinho Petrópolis Farmácia e Pastor Palamoni, a entrega de novos aparelhos auditivos, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", no NGA-16.
 
Segundo o prefeito, este serviço que estava parado no governo anterior, foi retomado no ano passado, com a distribuição de 1.750 aparelhos, beneficiando cerca de 800 pacientes, que apresentavam limitações auditivas, com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal.
 
E neste ano, com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas impositivas, já foram entregues até o momento, 973 próteses, contemplando 420 pessoas.  Até o final de maio, serão distribuídos mais 1.354 aparelhos auditivos para o atendimento a mais 700 pacientes.
 
"Neste ano, graças a ajuda dos nossos vereadores, que destinaram suas emendas impositivas, vamos zerar a fila de espera, uma demanda reprimida que recebemos e que, com união de todos, prefeito e vereadores, estamos melhorando a vida de milhares de pessoas que estão recebendo, de volta a alegria em ouvir", agradeceu o prefeito. 
 
Os pacientes beneficiados estão recebendo as próteses auditivas, adquiridas sob medida para o atendimento a necessidade de cada um, incluindo as pilhas para o funcionamento. Além disso, foram orientados a procurarem a UBS mais próxima de suas residências, para efetuarem um cadastro com a assistente social, podendo receber, de acordo com os critérios do programa, as cartelas de pilhas, mensalmente. 
 
Janaína Costa, cabeleireira, que acompanhou a senhora Darci Nunes Costa, 73 anos, durante a entrega do aparelho, contou que a mãe foi perdendo aos poucos a audição, devido a idade e por ter na família, muitas pessoas que têm deficiência auditiva. Segundo ela, devido a baixa audição, a mãe tinha dificuldades em interagir com a família e ficava alheia as situações, podendo até gerar depressão. "Agora tudo vai mudar. Fiquei muito ansiosa e feliz por minha mãe ter conseguido o aparelho. Vai ser muito bom, ela vai ficar mais presente na família, vamos poder assistir a um filme juntas. É uma nova vida!", comemorou.
 
Débora Rodrigues, professora, explicou que a mãe Gonçalina Rodrigues sofreu uma perda de 85%, na audição e mesmo conversando próximo a ela, o entendimento ficava prejudicado. Ela falou que após o pagamento de consulta particular, o diagnóstico e o tratamento só foram possíveis, através da rede pública de saúde. "A minha mãe passou por várias consultas e triagens, sendo que no último atendimento, em fevereiro, fomos informadas de que o aparelho seria entregue em até três meses. Ficamos muito felizes e agora, estamos na expectativa da sua adaptação para o novo aparelho", declarou. 
 
São beneficiados pelo Programa "Alegria em Ouvir", os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente. Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.
 
Foto: Divulgação