Noticias

DENGUE

Ações de combate a dengue continuam no Jardim Luíza I

Redação Portal de Franca
03/05/2022 18:53
A Prefeitura dará continuidade nesta quarta-feira, 4, através das equipes da Vigilância Ambiental, as ações preventivas de combate ao mosquito da dengue, no Jardim Luiza I, na região Norte, contando com o apoio dos atiradores do TG 02-013. 
 
Iniciado na última quinta-feira, naquele setor da cidade, no Luíza II, o processo de nebulização foi retomado na última segunda-feira, pela Vila Imperador e continuou nessa região, abrangendo também as Vilas Chico Júlio,  Formosa e Parque São Jorge, no chamado 'fumacê', em que a partir das 17h, uma viatura circula pelas ruas, aplicando o inseticida.
 
De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o trabalho feito neste início de semana foi centralizado no primeiro dia, nas ruas da Vila Imperador e nesta terça-feira, a programação continuou nos demais bairros da região. 
 
Na semana anterior, os agentes de vetores e atiradores do Tiro de Guerra visitaram as residências, levando orientações aos moradores, anunciando a programação do ‘fumacê’ e os cuidados, que deveriam ser observados.
 
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o trabalho de aplicação do inseticida é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alerta aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
 
Portas e janelas abertas 
 
Durante o 'fumacê', a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte. 
 
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
 
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 
Segundo a Vigilância Ambiental, os números mais recentes registrados são de  2.861 casos positivos para dengue.
 
Foto: Reprodução