Noticias

ALERTA

Franca registra mais de 3,2 mil casos de dengue

Redação Portal de Franca
05/05/2022 18:02
Segundo a Vigilância Ambiental, até o momento, a cidade registrou 3.243 casos positivos para dengue. A programação da Vigilância Ambiental contempla para esta sexta-feira, a realização do 'fumacê' no Jardim Luíza I e adjacências, junto com o trabalho de visitação casa a casa, realizado pelos agentes de vetores e atiradores do TG (Tiro de Guerra). 
 
A operação, que foi iniciada na última semana, abrangendo o Jardim Luíza II, é uma forma de combater e eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
 
O 'fumacê' previsto para às 17h, consiste na circulação de um veículo equipado com sistema de pulverização de inseticida pelas vias públicas. Nesse começo de semana, foram atendidas as Vila Imperador, Formosa, Chico Júlio e setores do  Parque São Jorge.
 
O Departamento de Vigilância em Saúde reforça a orientação às pessoas para que continuem sendo aliadas do Poder Público nesse esforço de combate aos criadouros, seguindo as orientações que estão sendo passadas.  
 
Os agentes de vetores e atiradores do Tiro de Guerra prosseguirão a partir da manhã desta sexta-feira, passando pelas residências, compartilhando orientações aos moradores, anunciando a programação do ‘fumacê’, a ser feito no fim da tarde e os cuidados necessários para obtenção de melhores resultados. Estarão todos uniformizados e com crachás de identificação.
 
Segundo Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, essa nebulização com aplicação do inseticida conta com o suporte de uma equipe da Guarda Civil Municipal e reforça aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
 
Portas e janelas abertas 
 
Durante o 'fumacê', estão mantidas as orientações aos moradores para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas devem evitar permanecer nas calçadas, sozinhas ou com crianças e animais de pequeno porte. 
 
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação. Outra dica é que os moradores guardem em local fechado ou coberto os alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 
Foto: Reprodução