Noticias

DENGUE

Franca registra 7 mortes e mais de 3,8 mil casos de dengue

Redação Portal de Franca
14/05/2022 11:13
Nesta semana, a programação das ações de prevenção e combate à dengue foram concentradas em bairros da Região Oeste e para a próxima semana, serão atendidos diferentes setores da cidade.
 
Segundo a Vigilância Ambiental, que coordena o trabalho, os agentes de controle de vetores realizam a visitação casa a casa e a orientação aos moradores de forma antecipada, visando anunciar a programação do 'fumacê'. Na última quinta e sexta-feiras, o trabalho foi desenvolvido nos Jardins Dermínio, Regina Helena /Francano, que serão os próximos bairros a receberem a nebulização na segunda e terça-feiras, 16 e 17 de maio, respectivamente, a partir das 17h.
 
Para quarta-feira, 18, está programado o 'fumacê', no Jardim Tropical. Parte do Jardim Paulistano/ Brasilândia, na região Leste, será atendido na quinta-feira e na próxima sexta-feira, 20, será a vez da Vila Santa Terezinha, no setor Norte da cidade.
 
Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, fez uma avaliação positiva do trabalho dos agentes e solicitou a população, que continue recebendo bem os servidores, que trabalham uniformizados e credenciados. Pediu que as pessoas continuem mantendo as suas casas livres de objetos e materiais, que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 
 
Ele reforçou que o 'fumacê' é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alerta aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
 
Casos e mortes
 
Segundo a Secretaria de Saúde, foram confirmadas até o momento, 7 mortes pela doença, sendo duas já divulgadas, anteriormente, pela Secretaria de Saúde, de um idoso, com 77 anos e uma mulher de 37 anos, ocorridos nos dias 27 e 21 de março, respectivamente. 
 
Estavam sob investigação da Vigilância Epidemiológica e foram confirmados outros 5 óbitos, sendo um homem, com 56 anos (10 abril) e um idoso, de 86 anos (27 de abril),  duas idosas, com 87 e 95 anos (30 de abril) e uma mulher de 50 anos (1º de maio). Está em investigação, o óbito de uma idosa de 89 anos, registrado no dia 7 de abril. 
 
De acordo com a secretaria, foram registrados até a última quinta-feira, 3.895 casos de dengue na cidade.
 
Orientações sobre o fumacê
 
Durante o 'fumacê', a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte. 
 
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
 
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 
Foto: Reprodução