Noticias

MÚSICA

São José da Bela Vista recebe oficina e show de Eduardo Machado

Redação Portal de Franca
18/05/2022 18:00

Neste final de semana, São José da Bela Vista será a terceira cidade da região de Franca a receber o projeto “Sementes Musicais”, do baixista, compositor e professor Eduardo Machado, que leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças. Na sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, estudantes da EMEB José Renato Nogueira Ambrósio participam da oficina, que conta também com a presença dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria). E no domingo (22/05), às 17h, Eduardo Machado Quarteto faz show gratuito em frente à Igreja Matriz da cidade.
 
“Fico muito feliz pela oportunidade de poder apresentar aos estudantes e à população os ritmos e gêneros musicais da nossa cultura brasileira. É importante falar para a nova geração sobre a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, entre outros, para manter viva as nossas raízes”, ressalta Eduardo Machado, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.
 
Na semana passada, em Restinga, participaram da oficina 750 alunos da EMEB Gilberta Vilela Rosa e da EE Isaac Vilela de Andrade. “Foi uma experiência gratificante. A gente percebeu o interesse dos alunos tanto por conhecer outros instrumentos musicais quanto pelos estilos diferentes de música, que eles não estão acostumados a ouvir”, disse Gisele Menezes Batista, diretora da EMEB.
 
Para Mariana Marinho, de 12 anos, que já tentou aprender a tocar teclado, foi uma boa experiência. “Eu já conhecia os ritmos porque o meu pai é cantor, mas como ele canta sertanejo é o gênero que mais ouço. O que mais gostei na oficina hoje foi o ritmo de Pernambuco: o frevo”, disse.
 
“Gostei muito da apresentação, achei bem interessante e divertida também. Gosto de ouvir rock e pop, e a música instrumental é mais calma, bem legal”, contou a estudante Ellen Melissa.
 
Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.
 
“É um projeto muito importante para a vida social dos nossos alunos e o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes”, afirma Daniely Oliveira Lopes, diretora do Departamento de Educação de Restinga.
 
Os shows de Eduardo Machado Quarteto em Ribeirão Corrente e Restinga reuniram cerca de 400 pessoas. O projeto “Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.
 
PROGRAMAÇÃO
‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado Quarteto
Gratuito
 
São José da Bela Vista
Oficinas: sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, na EMEB José Renato Nogueira Ambrósio
Show: domingo (22/05), às 17h, em frente à Igreja Matriz
 
Cristais Paulista
Oficinas: sexta-feira (27/05), manhã e tarde, na Escola Municipal Amélio de Paula Coelho
Show: domingo (29/05), às 17h, na Praça Central
 
Itirapuã
Oficina de contrabaixo: quinta-feira (02/06), na EMEB Olívio Faleiros
 
Buritizal
Oficinas: sexta-feira (03/06), manhã e tarde, na EE Francisco Ribeiro Soares Júnior
Show: domingo (05/06), às 17h, na Praça Central
 
Nuporanga
Oficinas: sexta-feira (10/06), às 11h e 13h, na EMEB Dona Maria Carolina de Lima
Show: domingo (12/06), às 17h, na Praça Central Eloy Lima

Foto: Benu Comunicação